Supermercado Extra Petrópolis indeniza ambulantes da Praça Clementina de Jesus



Os 40 ambulantes que atuam na Praça Clementina de Jesus receberam, nessa sexta-feira (10.11), uma verba indenizatória proveniente do Seguro do Supermercado Extra. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico acompanhou todo o processo de negociação entre a seguradora e a Avamp – Associação dos Vendedores Ambulantes do Município de Petrópolis. Cada vendedor recebeu R$ 1.500. A entrega das indenizações ocorreu durante uma solenidade na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta.

“Esse é o resultado da luta do sindicato e Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelos direitos desses trabalhadores. Após muita conversa, celebramos hoje o recebimento desse valor que ameniza toda a apreensão que vocês passaram. O poder público não pode ser omisso e tem que lutar pelos direitos dos trabalhadores. Agradeço a confiança e podem contar com o governo municipal sempre”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

A indenização foi solicitada pela categoria após o incêndio que atingiu a unidade do Extra da Rua Paulo Barbosa, em julho. Apesar da rapidez na solução do problema, já que a prefeitura disponibilizou o estacionamento da CPTrans na Rua do Imperador para os ambulantes pudessem expor suas mercadorias menos 24 horas após o ocorrido, os ambulantes ficaram apreensivos e, segundo eles, perderam vendas porque algumas pessoas demoraram a voltar a frequentar a região após o incêndio. A seguradora do supermercado fez o repasse da verba para a associação que entregou o valor para cada ambulante cadastrado.

Terezinha de Jesus Gomes de Souza foi a primeira a receber a indenização pelas mãos do prefeito Bernardo Rossi. Ela atua há mais de 20 anos na Praça. “Essa ajuda veio em boa hora. Agradeço muito a atenção e ajuda que recebemos”, comemorou. Quem também ficou feliz com a medida foi Rosemere Aparecida Kappler, para ela o valor recebido “Vai ajudar muito. A indenização veio mais rápido do que eu imaginava”. Já para Célio Maia resultado das negociações vai ajudar muito a situação dos ambulantes. “Realmente é uma boa notícia”, exclamou.

“Essa indenização minimiza o impacto do acontecido. Não estamos vivendo o melhor dos cenários com essa crise econômica em todas as esferas, mas essa indenização já é um avanço. Estamos em contato direto com os ambulantes, ouvindo as suas reivindicações e no próximo ano esperamos colocar uma cobertura na Praça Clementina de Jesus”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Toda a negociação foi acompanhada pelo DETRA. “O Departamento de Trabalho e Renda vem apoiando os ambulantes desde o ocorrido. Intermediamos esse contato com o Extra. A preocupação do departamento sempre foi a de dar o suporte para que essas pessoas que vivem do comércio de rua tenham sempre oportunidade de garantir a sua renda”, explicou o diretor do Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gil Magno.