Prefeitura promoverá melhorias no Bonfim



O prefeito Bernardo Rossi vai reunir diversas secretarias e órgãos do governo para promover melhorias para o Bonfim. Nesta segunda-feira (13.11), moradores, produtores rurais e representantes de pousadas do bairro apresentaram pedidos de ações de curto e longo prazos. São serviços de limpeza, ampliação de acessos viários, fiscalização de estacionamento irregular e apoio para estruturar um Circuito Ecorrural Turístico.

“A gente pegou uma prefeitura que depende de muitas ações emergenciais e, por isso, ter uma reunião provocada como esta é muito valiosa para que a gente possa trabalhar de forma organizada para atender o bairro. É essa sintonia que vai fazer as coisas avançarem. O que é emergencial e depende só de nós, vai ser realizado logo. E as demais solicitações, vamos levar junto com quem está nos ajudando em Brasília”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

As solicitações vão beneficiar cerca de 70 produtores rurais que trabalham no local e querem melhorar o escoamento da produção. Também vai aumentar o movimento turístico na região próxima ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), que recebeu quase 60 mil visitantes no ano passado. E também irá trazer alívio para quem às vezes demorar para conseguir chegar até em casa.

“Aos fins de semana, o movimento por aqui aumenta muito. E se fica com carro parado na rua, não tem condição do caminhão ou o ônibus passar. Agora no verão, a gente sabe que o movimento de visitantes vai crescer e por isso que essas ações para aumentar a rua e fiscalizar carros parados é muito importante”, afirmou o vice-presidente da Associação de Produtores Rurais do Bonfim, Marco Antônio Coelho.

O primeiro pedido é para alargar um trecho  anterior ao acesso à cachoeira do Pinheiral, que será encaminhado para a Secretaria de Obras. Além disso, o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco, informou que esse ano já ampliou a fiscalização e que busca apoio da Polícia Militar para que ela se torne ainda mais ampla.

Também foi solicitado capina e roçada das vias e coleta de entulho,que serão atendidos pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP). A Comdep também vai estudar o pedido para implantar um sistema de coleta seletiva no bairro.

Por fim, o prefeito se comprometeu em articular com o Ministério do Turismo para o projeto do Circuito Ecorrural Turístico do Vale do Bonfim possa sair do papel. A própria comunidade montou o projeto, que prevê a construção de um marco de entrada no bairro, obras de arte, drenagem, pavimentação, sinalização viária e turística, saneamento e mobiliário urbano (como pontos de ônibus e coletoras de lixo). Este projeto já está com a TurisPetro.

“Nós queremos executar este projeto e mostrar o potencial que o Vale do Bonfim possui. A viabilidade é muito grande porque a comunidade é acostumada ao turismo e é muito humilde, então está preparada para receber isso”, falou a proprietária da pousada Paraíso Açu, Ligia Maciel.

“No verão, em finais de semana ou em um feriadão vem muita gente para cá. Se a gente conseguir que esse movimento tenha ordenação, vai ficar muito bom. Esse é o momento de conversar e a gente depende da prefeitura para isso”, destacou o chefe do Parnaso, Leandro Goulart.