Nota Oficial: ​Defesa Civil evacua mais 40 casas no Contorno por medida de segurança



Como medida preventiva para garantir a segurança dos moradores, a Secretaria de Defesa Civil evacuou 40 casas na Servidão Nelson Veríssimo Caetano, bairro Contorno, na tarde deste sábado (11.11). Equipes da Secretaria de Assistência Social estão no local dando apoio aos moradores, que foram encaminhados a dois pontos de apoio no bairro.

A servidão fica há pouco mais de 500 metros da Escola Leonardo Boff, que está isolada desde terça-feira (07.11)​ quando uma cratera se abriu às margens da BR-040, na altura do quilômetro 81, sentido Rio. Equipes da Defesa Civil estiveram na servidão esta tarde e adotaram a medida preventiva após moradores relatarem que ouviram dois estrondos e estalos no terreno.  

“É uma medida preventiva que estamos adotando para a segurança dos moradores dessa localidade, que estão assustados. Desde o deslizamento na terça-feira as equipes da Defesa Civil estão de prontidão 24h, monitorando a área. Estamos adotando todas as medidas para evitar qualquer riscos para as famílias da região”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Paulo Renato Vaz.   

Parte dos moradores da servidão foi encaminhado para o centro de promoção social Aldeia Rio. Outro grupo seguiu para o salão da Igreja Wesleyana - ambos no bairro. Algumas famílias, ainda optaram por buscar abrigo na casa de parentes.

Na área onde está a cratera, técnicos contratados pela Concer também suspenderam os trabalhos que vinham sendo realizados para verificar as condições do solo. A área de isolamento neste ponto também foi ampliada em 400 metros. Os trabalhos devem ser retomados quando cessar a chuva e as condições do tempo melhorarem.

Equipes da Defesa Civil permanecem monitorando a área. “Nossa orientação é para que, como em todos os demais casos, o morador acione a Defesa Civil  pelo telefone 199, se verificar qualquer alteração no imóvel ou instabilidade no terreno”, orienta Paulo Renato.