Inmet emite alerta de 'acumulado de chuva' com risco de deslizamentos e alagamentos na Serra do RJ



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "acumulado de chuva, com grau de perigo", para as cidades da Região Serrana do Rio, a partir das 14h09 desta segunda-feira (20) até 12h de terça (21). Segundo o órgão, alerta é válido para 16 cidades da região.

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia e "há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco".

Ainda de acordo com o Inmet, em caso de emergência, os moradores devem ligar para a Defesa Civil, por meio do telefone 199.

Na manhã desta segunda-feira (20), a Defesa Civil interditou uma casa com risco de desabamento em Petrópolis, após um deslizamento de terra, no Atílio Marotti. Segundo o órgão, os moradores foram para casa de parentes.

A Defesa Civil afirmou que, nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico foi observado na Rua João Xavier, no Bingen: 49 milímetros. No mesmo período, no Dr. Thouzet, foram registrados 48 milímetros.

Confira as cidades incluídas no alerta

Areal
Bom Jardim
Carmo
Cachoeiras de Macacu
Cantagalo
Cordeiro
Duas Barras
Macuco
Nova Friburgo
Petrópolis
Santa Maria Madalena
Sumidouro
São José do Vale do Rio Preto
São Sebastião do Alto
Teresópolis
Trajano de Moraes

Fonte: G1