Iluminação começa a ser instalada na cidade para o "Natal Imperial"



O clima de Natal já começa a ser sentido na cidade com o início da montagem da iluminação especial, que será inaugurada no dia 1° de dezembro, com grande show do padre Fábio de Melo, na Praça da Liberdade, dentro da programação do Natal Imperial. Nesta quarta-feira (22.11), o trabalho começou a ser feito no Centro Histórico, em locais como Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Rua do Imperador e Avenida Koeler. Este ano, a decoração estará por toda cidade, com novidades como o túnel de luzes na Rua 16 de Março e árvores de Natal em praças de bairros - pontos que nunca receberam atenção no período. Mais de 2 milhões de lâmpadas farão parte da iluminação especial. Toda iluminação será monitorada 24 horas por dia para evitar vandalismo.

            No Centro, prédios públicos, pontos turísticos, árvores e igrejas, como a Catedral São Pedro de Alcântara, serão iluminados. Em fachadas históricas, as luzes vão valorizar o contorno do casario. Além disso, principais palcos da festa, a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal ainda receberão decoração especial, com cenografia temática e casa do Papai Noel. Na Avenida Koeler, até o Rio Quitandinha ficará iluminado e terá efeito azulado. Todas as lâmpadas serão de baixo consumo de energia, de LED, e em tom amarelado.

“Toda a iluminação vai fazer com que os moradores e visitantes entrem no clima de magia e sonho proposto pelo Natal Imperial. Toda cidade abraçou a ideia. Comércio e hotéis também já estão sendo decorados, assim como casas e prédios”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Entre as novidades este ano, a Rua 16 de Março vai receber um túnel de luzes com cerca de 100 metros de extensão, logo na entrada da via. A inauguração será no dia 02 de dezembro, às 20h30. Haverá um espetáculo sincronizando iluminação e música, inédito no Brasil. O espetáculo acontece todos os dias até o fim do Natal Imperial, sempre durante a noite.

Além do Centro, Itaipava também vai receber iluminação especial, como nas pontes. Já em Bonsucesso, Posse, Pedro do Rio, Corrêas, Mosela, Alto da Serra, além de Nogueira, Bingen e Cascatinha serão instaladas árvores de Natal medindo entre oito e doze metros de altura, decoração inédita na cidade.