Flagra: Falta de respeito a vagas de estacionamento para deficientes em Petrópolis, RJ



Estacionar em vaga reservada para idosos ou pessoas com deficiência, além de ser um mal costume de alguns petropolitanos e turistas, também é uma infração gravíssima. As pessoas idosas e com deficiência ou com dificuldades de locomoção têm direito a estacionar nas vagas especiais nas vias públicas, em estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, XI CTB), nos shoppings e estabelecimentos comerciais. Entretanto, essas vagas só podem ser utilizadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, emitido pela CPTrans, afixado no painel do veículo, em local visível. 

Estacionar, especialmente no Centro Histórico e Centros Comerciais dos Distritos, é uma tarefa difícil. São muitos carros para poucas vagas. Agora, imagine para uma pessoa com dificuldade de locomoção. Pois é, apesar das dificuldades alguns motoristas e, no caso, motociclistas, fingem não entender a Lei e seguem com a falta de respeito diariamente próximo ao Hospital Santa Teresa e a Universidade Estácio de Sá, no Bingen. 

Desde o fim de 2016, estacionar em vagas especiais sem credencial passou a ser infração gravíssima, com pena de multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo.