Concer implanta passarela em trecho da BR-040 em Petrópolis



Fonte: G1 - A Concer, concessionária que administra a BR-040, implantou uma passarela no trecho do km 79 da rodovia, sentido Juiz de Fora, que está operando em mão dupla desde o dia 17 deste mês, por conta da abertura de uma cratera causada por um desmoronamento de terra no dia 7, que compromete a outra pista.

De acordo com a empresa, a medida tem como objetivo proporcionar mobilidade com segurança para os pedestres da Comunidade do Contorno.

Segundo a Concer, o trabalho de instalação da estrutura metálica foi concluído na madrugada desta quarta (29), mas ainda falta finalizar o guarda corpo e outros detalhes de acabamento. A empresa acredita que a passarela será liberada para os moradores até o fim do dia.
Entenda o caso

Duzentos e sessenta e seis moradores da Comunidade do Contorno ficaram desalojados por causa do desmoronamento e até o trabalho de contenção ser feito na cratera de 70 metros de profundidade, havia risco de novos deslizamentos.

Trezentos e vinte e três caminhões carregados de pó de pedra foram usados para fechar o buraco com a colocação de pó de pedra. Uma empresa contratada pela Concer iniciou a colocação de chumbadores nas paredes do buraco. A técnica de contenção se chama "solo grampeado". O próximo passo é a injeção de calda de cimento.

A concessionária é investigada por conta das obras da nova subida da Serra, que estão paralisadas. A Defesa Civil de Petrópolis estuda se o acidente tem relação com a construção de um túnel de 4.618 quilômetros de extensão, e que passa por baixo do local onde aconteceu o desmoronamento. Um operário morreu esmagado por uma pedra durante a escavação, em fevereiro de 2015 e funcionários reclamaram de falta de segurança.