Comdep está reformando o chafariz da Praça de Nogueira



A Comdep está reformando o chafariz da Praça de Nogueira. O serviço foi iniciado na segunda-feira (27.11) e a previsão é que seja encerrado no fim da semana. O fundo do chafariz está sendo refeito e também será impermeabilizado. As bombas hidráulicas também serão consertadas e vai reativar a fonte em um dos palcos do Natal Imperial. O local vai receber um dos shows da programação natalina.

O chafariz estava desativado desde o ano passado. Apesar de ter sido reformada em 2014, o fundo do chafariz sofreu desgaste em pouco tempo. Com isso, a água atingiu a área das bombas e queimou as peças. Agora, a parte de concreto será reforçada. Em seguida, será feita aplicação de produto para evitar novas infiltrações. Nesta terça (28.11), 11 funcionários foram mobilizados para o trabalho.

“Ao longo do ano, nós cuidamos de todos os chafarizes de praças da nossa cidade. Primeiro, colocamos o chafariz da Praça da Liberdade para funcionar. Depois, fizemos consertos na Praça da Águia (Visconde de Mauá), na Inconfidência, perto da Praça Dom Pedro e em Cascatinha. Agora, estamos finalizando este trabalho em Nogueira e tudo estará pronto para a programação de Natal”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Em todos os chafarizes foram feitas revisões nas bombas hidráulicas e parte elétrica, limpeza, impermeabilização e troca da água. Além deste trabalho específico, as praças também receberam diversos tipos de serviço, como reforma de bancos, instalação de lixeira, plantio de mudas, melhorias em iluminação, entre outros.

A atendente de biblioteca Glória Maria Vieira acredita que a reforma vai agradar os frequentadores da Praça de Nogueira.

“Os moradores reclamavam que ficava com a água aqui e era perigoso, pediam que fosse feito alguma coisa. Acho que quem costuma ficar por aqui vai gostar bastante, porque já tem tempo que tiveram que parar o chafariz. Com isso, a praça vai ficar melhor, tenho certeza que o pessoal vai gostar”, afirma ela.

A Praça de Nogueira tem cerca de 4 mil m² e conta com parquinho infantil, academia da terceira idade, a locomotiva Baroneza II e o Centro Cultural Estação Nogueira. O local tem recebido uma extensa programação de eventos ao longo do ano, como o Circuito Imperial de Bandas Marciais, as exposições Vivare e Criando e Perpetuando Objetos, a Biofeira Cultural e a atividade “Não ficar parado”.