Combinação de dois fenômenos pode trazer chuva e frente fria



A combinação de dois fenômenos deve deixar o tempo fechado e com possibilidade de chuvas significativas em grande parte do Estado do Rio de Janeiro neste fim de semana. Uma frente fria que já está no sudeste, deve potencializar a formação da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – a primeira da primavera.

Essa ZCAS nada mais é do que uma corrente aérea de umidade que traz nuvens carregadas da região Amazônica para o sudeste do país, sendo conhecida por provocar as chuvas com acumulados mais significativos. 

Na região Serrana e também no Centro-Sul do RJ já pode chover a partir desta noite de sexta-feira. A chuva pode ser em pancadas, inicialmente com ventos e trovoadas. A partir de então o tempo deve se manter fechado, com possibilidade de chuva pela madrugada assim como ao longo da manhã de sábado. 

O sábado deve ser assim: tempo instável, com muitas nuvens e chances de chuva a qualquer hora em Petrópolis. As temperaturas ficam entre os 16 e 28 graus na cidade.

O tempo só deve melhorar mesmo no domingo, quando a frente se desloca para o Norte do estado e Sul do ES, modificando as condições atmosféricas por onde já passou. 

fonte: PetroNews Portal do Tempo