Alerta para chuva intensa Região Serrana do Rio com acumulado preocupante para os meteorologistas



A Região Serrana do Rio terá muita chuva nos próximos dias, com acumulado preocupante para os meteorologistas. Isso porque o deslocamento de um sistema frontal em direção ao Sudeste vai formar uma Zona de Convergência trazendo muita umidade tanto da frente fria quanto dos "rios aéreos" vindos da Amazônia. Tudo isso formando um canal de umidade com nuvens carregadas em direção ao Estado do Rio de Janeiro.

A partir deste domingo a instabilidade começa a aumentar favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e potencial localmente forte e perigoso. Essa chuva pode acontecer não só em Petrópolis e região serrana do Rio como também no Sul de MG e Zona da Mata mineira, podend ser acompanhada de rajadas de vento de até 50 km/h. 

DESLOCAMENTO DA FRENTE (CPTEC)

Na segunda-feira o tempo deve ficar fechado com condições para chuva intensa e expressiva, com acumulados altos.

ALERTA LARANJA

O risco de chuva forte é tão alto que levou Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) a emitirem vários alertas para as condições de tempo severo nas próximas 72 horas em todo o Estado do Rio de Janeiro, com foco na Região Serrana, onde geralmente esses acumulados são maiores. 

ACUMULADO SUPERA 60 MILÍMETROS NA SEGUNDA-FEIRA - ÍNDICE PREOCUPANTE


Ambos emitiram alertas de nível laranja, que é de perigo potencial para inundações, deslizamentos de terra e rajadas de vento, provocados pela mudança climática. É importante ressaltar que previsões do tempo são baseadas em análises, e podem mudar de uma hora pra outra devido às condições atmosféricas e direção dos ventos. O Petronews continua acompanhando a situação e trazendo novidades sobre o tempo em tempo real. 

fonte: PetroNews