2.500 toneladas de pó de pedra serão colocadas na cratera na BR-040 para o preenchimento do buraco de 70 metros



A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias está acompanhando  o preenchimento da cratera aberta na BR-040, na altura do quilômetro 81, no Contorno, que foi iniciado nesta tarde de quinta-feira (16,11) e deve estar concluído amanhã. O trabalho é executado pela concessionária que administra a rodovia. As filmagens subterrâneas, neste trecho, foram encerradas para que a cratera fosse preenchida e sustentada.

São 2.500 toneladas de pó de pedra – 323 viagens de caminhão -  com o objetivo de estabilizar as paredes do buraco. Ficou definido, em reunião com os técnicos da Defesa Civil, que não será permitida a passagem de outros veículos e nem de pedestres durante a operação.
Os trabalhos de sondagem e de monitoramento, que vinham sendo realizados por uma empresa contratada pela Concer, suspensos, irão ser retomados em outros trechos da obra. A concessionária não informou quando o trabalho será retomado.

“Seguimos monitorando a situação. Nesta quinta-feira, nossos técnicos permanecem analisando os documentos enviados pela Concer”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, lembrando ainda que o órgão municipal aguarda o relatório das frentes de avanço do túnel do desemboque até o último trecho escavado, além dos relatórios da Concer sobre as condições geológicas no desemboque.  

  “Recebemos da Concer 6.762 arquivos referentes à construção da Nova Subida da Serra, mas faltaram documentos mais específicos que são fundamentais para nossa avaliação. Com base nesses documentos, mais o que estamos solicitando e ainda do resultado de estudos que vem sendo realizados no local, a Defesa Civil verificará que medidas devemos adotar”, explica o secretário.