Segunda edição do Procon Itinerante será no Vale do Carangola nos dias 8 e 9 de outubro

Ação acontece nos dias 8 e 9 de outubro na Academia de Saúde do bairro



            A edição do Procon Itinerante será no Vale do Carangola, nos próximos dias 8 e 9. Os atendimentos serão realizados de 9h às 16h no primeiro dia e, de 9h às 14h30, no segundo, na Academia de Saúde, ao lado do Posto de Saúde. Essa é a segunda ação do tipo realizada pelo órgão de defesa do consumidor. A primeira aconteceu no último domingo, (29.10), na Posse, em um evento que também contou com a Coordenadoria de Juventude e o Gabinete de Cidadania.

            A segunda edição do programa deverá contemplar os mais de 5 mil moradores que moram na região do Vale do Carangola. Mas não se restringem apenas a esses, podendo qualquer pessoa que mora na região do Carangola – cerca de 29 mil pessoas – ir até o local para realizar suas reclamações sobre problemas que atentem sobre as relações de consumo ou até parar tirar dúvidas.

            “A nossa primeira visita foi feita na Posse porque é o nosso distrito mais distante. Realizamos atendimentos no local e levamos aos cerca de 8 mil moradores a possibilidade de efetuarem as reclamações próximos as suas casas. Mas quem não conseguiu ir não precisa mais se deslocar até o Centro, porque contamos, agora, com um polo em Itaipava. Agora, nossa agenda já está marcada com os moradores do Carangola, que serão beneficiado com a ação do órgão”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

            A iniciativa para que o atendimento fosse realizado no Vale do Carangola partiu da presidente da Associação dos Moradores, Ângela Maria da Silva Rosa Samuel e do líder comunitário, Jésus da Silva Vicente. Eles explicam que já estão mobilizando os moradores para que consigam garantir a adesão da população.

            “Estamos mobilizando os moradores para que eles cheguem para o atendimento e consigam já efetuar ou dar encaminhamento as suas queixas. Tão logo ficamos sabendo desse novo serviço do Procon, buscando o órgão e fomos prontamente atendidos. É a primeira vez que teremos esse tipo de ação aqui e acreditamos que será muito produtivo para todos os moradores da região”, desta Jésus.

            Para realizar uma reclamação é necessário ter em mãos a carteira de identidade, CPF, nota fiscal ou ordem de serviço quando se tratar de problemas com garantia de produtos. Se o problema for relacionado à prestação de serviços como luz, água, gás, telefonia (fixa ou móvel), assinatura de TV, entre outros, é necessário levar a conta atualizada comprovando a assinatura – independente da conta estar ou não paga. Em casos de plano de saúde, por exemplo, é necessário levar a carteira do plano e o contrato.

            “Levar esses documentos é necessário porque já conseguimos dar encaminhamento às reclamações. Quem tiver dúvidas já pode entrar em contato com o órgão para que possamos já apontar como resolver aquela situação ou que tipo de documento precisa levar ao órgão para resolver o seu caso. Assim, será mais fácil e rápido no dia do atendimento itinerante”, explica Bernardo Sabrá.
Moradores, líderes comunitários e associação de moradores que quiserem a ação do Procon Itinerante em seus bairros poderão solicitar pelo atendimentoprocon@petropolis.rj.gov.br. A equipe irá analisar o pedido com base na necessidade da região e a viabilidade de atendimento. 

O Procon disponibiliza atendimento pela página do órgão no Facebook Procon Petrópolis, e pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há ainda a opção de fazer denúncias pelo WhatsApp, pelo número 98857-5837 ou pelos telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. A sede do Procon fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores. A unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860.