Prefeitura de Petrópolis organiza feira de adoção de animais na Praça da Liberdade



A coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), em parceria com a clínica veterinária Amigo Bicho, organiza no sábado (14.10), entre 10h e 17h, a feira “Criança Amigo do Bicho” na Praça da Liberdade. Cinco protetores de animais vão levar cães e gatos para adoção e também estarão arrecadando ração para filhotes abandonados. O evento, em homenagem ao Dia das Crianças, vai oferecer para os pequenos cama elástica, bolas de encher e a pintura de rostos com figuras de animais.

“O evento é muito importante porque propicia a interação da criança com o animal. Desde pequenos eles começam a entender que devem cuidar, respeitar, dar carinho aos bichinhos. A ideia também é despertar nos adultos a criança que temos dentro de nós”, explica Elisabete Amorim, coordenadora do Bem-estar Animal, lembrando ainda a importância da conscientização da população.

“Nossas equipes vão conversar com a população sobre o que é bem-estar animal. Vamos falar sobre a necessidade de castrar, de cuidar, de manter os animais em condições adequadas dentro de casa. Essa é a nossa primeira ação com o objetivo de conscientizar a população. Vamos montar um cronograma para realizar outras no futuro”, disse.

Todos os bichinhos disponibilizados para adoção passaram por uma avaliação da clínica veterinária, conforme explica Elisabete. “Temos todo o cuidado na hora de oferecer o animal para adoção. A própria clínica veterinária está avaliando a situação de cada um antes de levar para o público. Estão vacinados e devidamente cadastrados”, disse.

Desde agosto, a Cobea já realiza campanha junto ao comércio da cidade para a arrecadação de ração e medicamentos. Mais de 80 quilos já foram distribuídos para os protetores de animais que estão devidamente cadastrados. Além disso, a prefeitura disponibiliza sete barracas para os protetores realizarem um bazar, com o objetivo de arrecadar fundos para os grupos que realizam, entre outros serviços, a castração e vacinação de animais de rua. As barracas ficam no Centro da cidade, no calçadão do antigo Cenip, e em Itaipava, no Parque Municipal, de 9 às 16h, aos sábados.