Prefeito de Petrópolis fiscaliza funcionamento das UPAs



Fonte: Ascom/PMP - O prefeito Bernardo Rossi fiscalizou o funcionamento da UPA Centro na noite desta sexta-feira (20.10). A unidade estava com quadro completo de médicos, assim como em Cascatinha, mesma situação deste sábado (21.10) quando as UPAs também estão com atendimento normal e equipes plenas – 4 clínicos gerais e 3 pediatras no plantão.

            “A fiscalização está sendo permanente com a presença do secretário de Saúde, dos superintendentes da área e eu, pessoalmente. O pleno funcionamento das UPAs é uma das prioridades na Saúde”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

            No momento da fiscalização, 20 pessoas estavam na UPA Centro entre atendimento, observação e espera, movimento considerado normal no horário e dia de semana.  “Houve alguns momentos de pico à tarde, período em que removemos um paciente internado para o hospital, mas também dentro do que é esperado”, relatou ao prefeito a chefe de enfermagem, Deneicha Sipriano.

            Diogo Macedo, coordenador médico da unidade Centro destacou que passado o período inicial de transição, a UPA funciona com normalidade e melhorias destacando o corpo de funcionários “um comprometimento muito grande dos médicos, enfermeiros e de toda a equipe com a unidade”, afirmou.

            O prefeito, que esteve acompanhado do vice, Baninho, constatou a melhora na limpeza, reabastecimento de medicamentos e insumos, alimentação dos pacientes e funcionários que passaram a ter um refeitório dentro da unidade com cardápio variado nas quatro refeições servidas ao dia.

“As UPAs precisam de pleno funcionamento e assim será. É um compromisso com a população. Em 30 dias de nova gestão são cerca de 15 mil atendimentos nas duas unidades.  Nesta sexta-feira, assim como ao longo da semana, as unidades atuaram com o quadro completo de clínicos e pediatras e vamos cobrar da atual administração rigor no cumprimento do horário de troca de plantões para que a população seja bem atendida”, frisa o prefeito.

            O prefeito ouviu pacientes e funcionários da unidade que relataram as melhorias e pontos a serem priorizados pela atual gestão para garantir a qualidade dos serviços para a população e de trabalho para os funcionários.

Usuária da UPA há pelo menos quatro anos, a aposentada Luzia de Abreu Rodrigues, moradora da Mosela elogiou o atendimento da unidade e agradeceu ao secretário de Saúde, Silmar Fortes, pela entrada de uma nova médica no PSF do bairro em que reside.

“Hoje cheguei com um pouco de sangramento no nariz, já fui atendida, fiz o exame e estou aguardando o resultado. Foi bem rápido e eficiente, mas eu preciso agradecer ao secretário de Saúde, pois não foi só aqui que melhorou. Lá no posto da Mosela entrou uma médica excelente, então estou muito satisfeita”, disse a aposentada. 

A moradora do Bataillard, Doralice Saldanha Matos, deu entrada na unidade com pressão alta no início da tarde e também aprovou o atendimento. “Os médicos que estão hoje no plantão são muitos bons. Me trataram muito bem, fiz o exame de sangue rápido e daqui a pouco já vou pra casa. É bom ver que o atendimento normalizou conforme prometido pelo prefeito”, afirma a aposentada.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, ouviu os relatos de funcionários e dos pacientes e explicou que continuará vindo às unidades e monitorando os atendimentos e a forma de tratativa das equipes de trabalho.

      ​“Nós tivemos uma transição da antiga para a nova administração das unidades bem traumática, porém a nossa obrigação é fiscalizar e exigir o cumprimento do contrato. E isso estamos fazendo para chegar ao objetivo do funcionamento adequado das unidades além de buscar a satisfação das nossas equipes que atuam trabalhando nas UPAs”, disse Silmar Fortes.