Novo sistema de agendamento de consultas e melhorias na assistência do Hospital Alcides Carneiro são anunciadas pelo governo



Assumindo a referência na assistência hospitalar pelo SUS, o Hospital Alcides Carneiro (HAC) vem ampliando a oferta de consultas ambulatoriais, exames e procedimentos cirúrgicos. Somente nestes oito primeiros meses 376 mil pessoas foram assistidas na unidade. Em apenas quatro meses – de maio a agosto - foram 24 mil atendimentos a mais com relação ao mesmo período de 2016.

Acompanhando o crescimento da unidade, o prefeito Bernardo Rossi, ao lado do vice-prefeito Albano Filho (Baninho) e do secretário de Saúde Silmar Fortes, vistoriaram nesta sexta-feira (06.10), o ambulatório do HAC e os reparos finais para instalação do ponto de ônibus da linha 606 – que sai do Terminal Corrêas até o Hospital Alcides Carneiro – que levará os passageiros até a entrada do ambulatório.

“Estamos proporcionando à nossa população, através da integração entre as secretarias e reorganizando os recursos em meio essa crise, para realizar os reparos nas vias de acesso da unidade, colocando o asfalto em alguns pontos e demarcando as vagas dos carros do estacionamento. A partir de terça-feira de manhã o ônibus passará a deixar os passageiros na porta do ambulatório trazendo mais conforto e acessibilidade a nossa população”, anuncia Bernardo Rossi.

A linha 606 que sai do Terminal Corrêas até o Hospital Alcides Carneiro tinha como ponto de destino aos pedestres a entrada da unidade. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que em contato com o diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Maurinho Branco foi acordado junto à empresa que a linha suba até o ambulatório contemplando o início e o fim dos atendimentos.

“Vamos proporcionar mais conforto aos 300 usuários que passam por consultas e procedimentos no ambulatório diariamente entre 6 e 18h. Estamos seguindo a nossa gestão integrada, otimizando nossos recursos, economizando e priorizando a assistência da nossa população. Essa é uma solicitação antiga dos usuários e que agora nós vamos poder atender”  disse Silmar Fortes.

O ambulatório do Hospital Alcides Carneiro atualmente é o maior ambulatório da cidade. Conta com 30 consultórios e no período de janeiro a agosto de 2017 já realizou 46.125 atendimentos. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, disse que a unidade conta com novo sistema de agendamento de consultas de retorno médico.

“Acabaram as filas para remarcação, após a consulta com o médico, o usuário já sai da unidade com a data do retorno agendado. Geralmente o tempo de remarcação é de dois meses para que a pessoa consiga realizar os exames e apresentar o resultado ao médico”, explica Silmar Fortes.
​Fotos: Marcello Santos​