Escola de Petrópolis é a primeira da Região Serrana a utilizar a energia solar



A Escola Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, é a primeira da Região Serrana a utilizar a energia solar. As placas de captação da energia do sol começam a ser colocadas em outubro. A ação faz parte do projeto “Escolas Sustentáveis”, da Enel, concessionária de energia elétrica que atende Petrópolis entre 66 cidades fluminenses. Nessa segunda-feira (11.09), o termo de cooperação com a Prefeitura foi assinado na Casa da Educação Visconde de Mauá.

O projeto –viabilizado através do Programa de Eficiência Energética da Distribuidora - prevê ainda a adaptação de uma sala de aula por um espaço lúdico com a instalação de TVs, computadores e jogos, permitindo assim que alunos e professores vivenciem a experiência no uso real da energia solar fotovoltaica, além da introdução de jogos educativos sobre o uso correto da energia.

“Estamos muito felizes pela escolha porque a E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues é referência no atendimento na região, atende cerca de 800 alunos nos três turnos e, tem ainda, uma piscina que atende moradores da região com aulas de hidroginástica, além dos alunos especiais com natação adaptada. A economia energética será muito relevante para a escola”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Segundo Leonardo Soares, da diretoria de Sustentabilidade da Enel, a colocação das placas deve começar em outubro, pela empresa Enel Soluções. A estimativa é de que o sistema renda uma economia mensal de 400 Kwh por mês. “O trabalho será feito por especialistas. A escolha da escola foi feita por conta de alguns critérios, como por exemplo, a incidência de energia solar”.

Além de Petrópolis, as cidades de São Gonçalo e Campos dos Goytacazes também receberão o projeto nesse ano. “Estou muito feliz. Essa ação vai beneficiar os alunos e a escola como um todo. É uma experiência nova na rede. Além disso, a sala interativa poderá ser usada por todos os alunos”, afirmou o diretor da escola Ney Marcos de Paula Júnior.

A Enel Distribuição Rio, uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km².