Coordenadoria de Bem-estar Animal agora faz parte da SSOP e ganha reforço de mais um veículo para a fiscalização



O principal objetivo da mudança é fortalecer o setor de fiscalização da Cobea

A Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), que fazia parte da Secretaria de Meio Ambiente, agora está subordinada à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP). O principal objetivo da mudança é fortalecer o serviço de fiscalização da Cobea, que faz o acompanhamento, por exemplo, dos casos de maus-tratos a animais no município. Além disso, haverá o reforço na estrutura do Bem-estar Animal, com a disponibilização de mais um veículo. A mudança foi publicada no Diário Oficial (DO) desta sexta-feira (01.09).

Nos meses de junho, julho e agosto, a Cobea multou 21 donos de animais por maus-tratos. A ideia é intensificar esse trabalho, com o apoio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil de Petrópolis. A mudança é vista com bons olhos por Elisabete Amorim, coordenadora de Bem-estar Animal.

“Já existia uma parceria com a Guarda Civil no curral em Itaipava. Nossas equipes sempre atuaram em conjunto pensando no bem-estar dos animais. Com planejamento, vamos aumentar o número de ações de fiscalização em todo o município”, afirma.

O secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi, destaca o trabalho realizado ao longo do ano no curral em Itaipava. Em julho, o local recebeu nova pintura, o corte da gramado, a limpeza das baias e a renovação do estoque de alimentos e medicamentos. O espaço de três mil metros quadrados recebeu neste ano 22 animais.

“Vamos oferecer o reforço na estrutura, além de fortalecermos o trabalho no curral, em Itaipava, e melhorar o serviço de fiscalização. Acredito que a mudança seja muito positiva para todos”, disse Djalma.

O telefone para denúncias de maus-tratos continua o mesmo: 2233-8180. A pessoa também pode fazer um Boletim de Ocorrência (BO) junto à delegacia mais próxima. O responsável deve ser identificado e seu endereço registrado.

Comentários