Abertura Oficial do Outubro Rosa da APPO será no dia 04 de Outubro na Câmara Municipal



A Abertura Oficial da Campanha do Outubro Rosa da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, está marcada para o dia 04 de outubro, quarta-feira, na Câmara Municipal, às 19h, quando os principais Monumentos Históricos da cidade vão receber a cor que representa, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este ano, o slogan da campanha da APPO é: “Sua Saúde está em suas mãos. Cuide Agora, Cuide Sempre”.

A abertura contará com a apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e Ana Hannickel. “O outubro rosa esse ano está muito mais rosa por que o nosso coração está rosa de alegria por que a gente está conquistando um espaço cada dia maior para o paciente de câncer dentro da nossa cidade”, declara Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.

O Outubro Rosa é um evento internacional que tem como meta levantar a bandeira da detecção precoce do câncer de mama e informar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além da realização do autocuidado e do autoconhecimento das mamas. Durante todo o mês serão realizadas palestras e atividades educativas em diversos locais da cidade.

A campanha também é uma forma de celebrar as conquistas da associação ao longo dos últimos anos, principalmente os cursos que estão sendo oferecidos. “Hoje a APPO está dentro do Hospital Alcides Carneiro, que é muito importante para o paciente e para a equipe. Estamos capacitando, não só os nossos funcionários, mas a equipe do CTO, da RadioSerra, do próprio HAC e da Secretaria de Saúde, pra que a gente possa conseguir, e vamos conseguir, um tratamento de Cuidados Paliativos dentro da nossa cidade, que é muito importante”, conta Ana Cristina.

Dentre os grandes eventos que serão realizados dentro da campanha deste ano, na primeira semana, no dia 06 de outubro, sexta-feira, às 20h, será realizado o Jantar Beneficente “Outubro Rosa”, na Maison Magamez, com um cardápio selecionado especialmente para o evento. Os ingressos custam R$ 120,00 (cento e vinte reais) e podem ser adquiridos na sede da associação.

Para Ana Cristina, o momento também é de buscar melhorias paras os pacientes. “Nos reunimos com o Prefeito Bernardo Rossi e com o Presidente da Câmara, Vereador Paulo Igor, pra que a gente pudesse fazer com que a cidade estivesse um pouco mais rosa esse ano e pra que buscássemos também, junto aos órgãos públicos, um maior apoio para o paciente”, afirma.

A cada ano, a adesão é maior, durante todo o mês de outubro, são realizadas mobilizações, palestras e ações de conscientização para o cuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer na mama. A campanha também oferece informações e apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama e seus familiares e ressalta que quanto mais cedo for a descoberta, maior a possibilidade de cura e de resultados positivos no tratamento da doença.

Ainda, dentro da programação, no dia 07, a partir da 09h, no Tamboatá, acontece o “Viver Bem Eu Quero no Outubro Rosa” com diversas atividades, no domingo, dia 15 de outubro, às 20h, no Theatro D. Pedro, será realizada a apresentação “Vida em Toque” com a atriz Christiane Carvalho. No sábado, dia 21, é a vez do “APPO em Ação” - Comemorando os seus 25 anos, às partir das 10h na Praça da Liberdade, com diversas atrações, apresentações de dança e shows.

No dia 28 de outubro, sábado, às 15h, é o momento mais esperado. A tradicional caminhada que encerra a campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, vai sair da Catedral São Pedro de Alcântara e percorrer as principais ruas do centro da cidade, seguindo em direção ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura Municipal. A meta é colorir de rosa todas as ruas por onde passar, chamando a atenção e alertando para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura.

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

SERVIÇO
OUTUBRO ROSA
Programação:
-04/10 – Abertura Câmara Municipal e iluminação dos Monumentos na Cidade
Horário: 19h

-06/10 – Jantar Beneficente “Outubro Rosa”
Local: Maison Magamez
Horário: 20h
*Ingressos: R$ 120,00 (à venda na sede da APPO)

-07/10 - Viver Bem Eu Quero no Outubro Rosa
Local: Tamboatá
Horário: a partir das 09h

-15/10 – “Vida em Toque” – com Christiane Carvalho
Local: Theatro D. Pedro
Horário: 20h

-21/10 – APPO em Ação – Comemorando os seus 25 anos
Praça da Liberdade
Horário: a partir das 10h

-28/10 – Caminhada Outubro Rosa
Catedral São Pedro de Alcântara
Horário: 15h

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos
Rua Visconde da Penha, nº 72
Centro – Petrópolis – RJ
(24) 2242-0956
www.appo.org.br
appo@appo.org.br

DOAÇÕES BANCÁRIAS
Itaú
Agência: 9244
Conta Corrente: 09277-2
Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

EQUIPE DE GESTÃO
Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos
Vice - presidente: Claudia Jochem
Secretária: Mônica Possas
Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva
Relações Públicas: Cris Moura 
Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Rosângela da Silva e Vita Bruno