Secretaria de Meio Ambiente cria projeto para debater a preservação de Petrópolis



Com o objetivo de discutir a importância da preservação da natureza, a Secretaria de Meio Ambiente elaborou o projeto “Inteligência Ambiental”. A primeira ação será com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Cardoso Fontes, na quarta-feira (09.08). Eles farão uma visita guiada à fábrica de tecidos Werner, que trata a água usada na produção da empresa. A proposta é trabalhar com os jovens nas escolas e também com a população, nas praças da cidade, sobre a importância da preservação. As informações serão passadas por meio de palestras, debates e workshops.

O projeto será dividido em seis temas: Cidadania e Patrimônio, Biodiversidade e Bem-Estar Animal, Meteorologia e Defesa Civil, Sementes e Reflorestamentos, Seleção Doméstica, e Recursos Hídricos. A ideia é mostrar a realidade de Petrópolis e discutir ações que possam ajudar a preservar o patrimônio natural da cidade.

“É fundamental para a nossa cidade que os jovens aprendam desde cedo a importância da preservação. O projeto vai debater questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, principalmente, sobre o descarte do lixo, economia de água, desmatamento, reflorestamento e a preservação do nosso patrimônio”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

A programação prevê uma caminhada ecológica educacional, sempre no último domingo de cada mês. Em agosto, o passeio será no dia 27, na trilha do Castelinho, no Morin. 

“A ideia principal é integrar os agentes que realizam educação ambiental na cidade de Petrópolis. Vamos realizar uma dinâmica de grupo durante a caminhada que vai funcionar como uma grande aula de preservação em meio à natureza”, explica o coordenador de Educação Ambiental do município, Anderson Maverick.

Em junho, a Secretaria de Meio Ambiente ofereceu, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma semana com exposições e palestras na Praça Dom Pedro. Foram discutidos temas como lixo e reciclagem, os riscos dos balões, as queimadas, o bem-estar animal e o reflorestamento.

“Estamos trabalhando a educação ambiental na cidade. 
Realizamos as palestras em junho e agora vamos implementar este projeto, levando até o fim do ano, diversas ações às escolas e praças da cidade. É um embrião para um futuro melhor para Petrópolis”, explica o secretário Fred Procópio.​