Petrópolis ganha área de Wi-fi gratuita liberada à população



A prefeitura está expandido e melhorando a oferta de internet gratuita em seis pontos do município. Importante dispositivo de conexão, o objetivo é oferecer ao petropolitano e turista a possibilidade de utilização da web em tempo real durante as visitas em pontos turísticos e locais de grande fluxo de pessoas. A melhora acontece, principalmente, porque o município adotou a fibra óptica, em detrimento à conexão por rádio – que apresenta instabilidade conforme a adesão das pessoas à conexão. 

Os pontos turísticos que contam com a rede Wi-fi  são a Praça da Liberdade, o Palácio de Cristal e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Câmara). A intenção é que os visitantes utilizem, nessas áreas, as redes sociais, fazendo postagem e consequentemente, divulgando as belezas do município para outras pessoas.

            “A utilização da rede dá a oportunidade ao visitante de fazer suas postagens em tempo real, destacando nossos pontos turísticos e mostrando aos seus amigos os detalhes dessas áreas. Isso faz com que mais pessoas queiram vir a nossa a cidade, movimentando nossa economia em diversos segmentos”, destaca o secretário de Turismo, Marcelo Valente.

            Outro ponto que conta com a rede liberada é a Biblioteca Municipal Gabriel Mistral. O objetivo é que os estudantes e usuários deste espaço possam fazer suas pesquisas também pela web. Já no Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura, a liberação da rede é importante para garantir aos visitantes que possam acessar e-mails ou informações no próprio site da Prefeitura.

            “Fizemos uma mudança no que se refere ao equipamento para disponibilização da rede. Antes era à rádio e isso significa que os problemas com o acesso eram constantes. Agora, com a fibra óptica, conseguimos melhor estabilidade na conexão sendo usada por várias pessoas simultaneamente. Isso, sem dúvidas, é um grande ganho para o usuário”, explica Luís Cláudio Hammes Abreu, diretor de departamento de tecnologia da informação da prefeitura.

Na Rua do Imperador, a disponibilidade do wi-fi acontece na altura do número 876 e abrange a área da Praça Nelson Sá Earp Filho (próximo à General Osório). Para acessar a qualquer uma das redes é só ter um aparelho seja smartphone, tablete ou notebook que ofereça conexão wi-fi e buscar pela rede “Petrópolis Wi fi”. Ela é aberto e não precisa de senha para acesso.