Governo Rossi anuncia que vai zerar demanda por óculos de grau nas escolas municipais

foto: divulgação

O prefeito Bernardo Rossi anunciou nesta sexta-feira (18.08) que vai conseguir zerar a demanda por óculos de grau nas escolas municipais. A empresa de ótica Carl Zeiss vai disponibilizar as lentes e o município vai arcar com as armações para os alunos. A ação vai fazer parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que vai atingir mais de 10 mil estudantes da rede pública neste semestre.

“O apoio de uma empresa internacional como a Carl Zeiss mostra que estamos no caminho certo”, comemora o prefeito. “Essa é mais uma conquista em benefício da saúde dos jovens de Petrópolis. Dessa forma, vamos garantir também um melhor aprendizado para os nossos alunos”, afirma Bernardo.

Silmar Fortes, secretário de saúde do município, comemorou a doação das lentes e explicou como o trabalho será realizado dentro do Programa Saúde na Escola. “Vamos realizar uma triagem e encaminhar os alunos para o oftalmologista para sabermos o grau de necessidade de cada um. Após esse processo, a gente consegue descobrir quais as necessidades de cada estudante”, afirma.

O gerente geral da Carl Zeiss no Brasil, Lee Jonhson, afirmou que acredita no potencial de desenvolvimento de Petrópolis. “Quando investimos nas crianças e nos jovens, garantimos um futuro melhor. Esse apoio mostra a confiança do grupo no trabalho desenvolvido pela prefeitura e esperamos que o retorno para os alunos seja o melhor possível”, disse.

O Programa Saúde na Escola é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. As secretarias de Saúde e Educação se uniram para garantir que os estudantes estejam em dia com o calendário vacinal, recebam ações de prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, aprendam a combater o mosquito Aedes aegypti, e tenham o incentivo à atividade física, além de prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas.