Chuva provoca deslizamento de terra em Petrópolis, RJ



A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias informa que um deslizamento de terra atingiu duas casas na Rua Alberto Pullig, no Bela Vista, na tarde desta segunda-feira (21.08). Em um dos imóveis, duas pessoas chegaram a ficar soterradas, mas foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros. No momento do resgate as duas mulheres estavam conscientes. Elas receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhadas para o Hospital Santa Teresa. O outro imóvel estava em construção e sem nenhum ocupante no momento do acidente. O maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi registrado na Rua 24 de Maio, onde choveu 58 milímetros. No mesmo período, no Vila Felipe, choveu 46 milímetros

A Defesa Civil permanece em estágio de atenção, já que existe registro de chuva em algumas regiões da cidade desde cedo. A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é de muito frio e chuvas fraca na Região Serrana. A Defesa Civil orienta a população a ter atenção, caso a chuva seja contínua, em função dos acumulados que deixam o solo encharcado.

Caso apareça algum sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

“É importante que ao identificar qualquer sinal de problema na estrutura do imóvel ou de movimentação do solo, o morador desocupe o imóvel, procurando abrigo em algum local seguro e acione a Defesa Civil.  Nossas equipes estão de prontidão para atender qualquer emergência”, orienta o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.