Assaltos, roubos de carros preocupam morados e usuário da Serra Velha da Estrela



Uma série de assaltos na Serra Velha da Estrela está preocupando motoristas que passam diariamente pelo local. Em menos de um mês, dois carros já foram roubados no trecho entre Petrópolis e a localidade de Raiz da Serra, distrito do município de Magé. O último aconteceu na noite de segunda-feira, na altura do Sítio Padre Quinha.

Segundo moradores, o veículo modelo Corsa Wind, estava descendo a Serra quando foi cercado por bandidos em uma moto. A vítima, que seria um homem idoso, sob a mira do revólver, teve que descer do carro. Os ladrões fugiram em alta velocidade, em direção a Magé. Um motoboy que passava pelo local, testemunhou o ataque, mas, com medo de ser rendido, manobrou e retornou para Petrópolis, onde acionou a Polícia Militar para prestar socorro ao idoso.

Alertados do ocorrido, policiais do Destacamento de Policiamento Ostensivo – DPO de Raiz da Serra, montaram uma blitz com o objetivo de interceptar os suspeitos, mas, provavelmente, eles passaram antes da barreira ser montada. Diligências também foram realizadas, mas os suspeitos não foram localizados. A vítima registrou a ocorrência na delegacia de Magé.

Na noite de 7 de agosto, outro idoso de 65 anos passou pelos mesmos momentos de tensão quando teve o carro cercado. Os bandidos ocupavam duas motos e renderam a vítima nas mesmas imediações. Além do carro, uma Paraty, ano 90, os ladrões levaram todo o dinheiro do motorista.

Outra tentativa de roubo, na mesma ocasião, terminou com uma troca de tiros, na localidade conhecida como Caminho Rocha Ferreira, na Rua Lopes Trovão. Os bandidos tentaram interceptar um carro que subia a serra, mas o motorista reagiu e partiu em alta velocidade. Ele chegou a ser perseguido, mas quando os ladrões se depararam com uma blitz, no Alto da Serra, retornaram.


O motorista do carro alertou a polícia, que iniciou diligências. Dois suspeitos chegaram a ser localizados saindo de uma mata e, surpreendidos, reagiram e trocaram tiros com os policiais. Porém, eles se embrenharam na mata e desapareceram, mas a moto que usavam foi apreendida.

Mais de 100 veículos furtados ou roubados

Os dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) mostram que, no primeiro semestre de 2017, foram furtados ou roubados 119 veículos na região de Petrópolis. A maior incidência acontece com os furtos: foram nove em janeiro, 10 em fevereiro, 20 em março, 22 em abril, 16 em maio e 25 em junho.


Nos seis primeiros meses do ano, 17 veículos foram roubados. Em janeiro, foram quatro. No mês de fevereiro, nenhuma ocorrência foi registrada. Março, no entanto, teve o maior índice do ano até aqui: cinco ocorrências. O número caiu nos meses seguintes, passando para três em abril e dois em maio, voltando para três ocorrências no mês de junho.


Os dados do ISP mostram, ainda, que foram recuperados 64 veículos de janeiro até junho, último mês onde os dados estavam disponíveis. Foram sete em janeiro, sete em fevereiro, dez em março, 14 em abril, e 13 nos meses de maio e junho (cada).

fonte: Diário de Petrópolis