8.692 mil famílias terão 50% de desconto na tarifa de água em Petrópolis, RJ




A prefeitura vai dobrar o número de beneficiados – alcançando 8.692 famílias – com a tarifa social de água. O programa vai ser retomado com a concessionária Águas do Imperador iniciando pelo bairro Vista Alegre, em Araras. Para receber o benefício, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único Social (Cadúnico), A prefeitura definirá junto à empresa os critérios de adesão que concederá 50% de desconto na tarifa. O consumo de até 10 m3 que custa R$ 29,00 passará para R$ 14,50.

O programa foi selado nesta quarta-feira (02.08) em reunião entre o prefeito Bernardo Rossi e a diretoria da Águas do Imperador, concessionária do sistema de água e esgoto da cidade. A Secretaria de Assistência Social estará diretamente envolvida no projeto.

O projeto inicia em Vista Alegre, em Araras, o local recebeu extensão da rede de abastecimento de água no final de março, obra visita pelo prefeito Bernardo Rossi. Foram feitas 307 ligações residenciais, levando água encanada para cerca de duas mil pessoas. A Secretaria de Assistência Social fará um mapeamento da região para verificar o número de moradores que recebem o benefício além de identificar famílias com perfil para cadastro no Cadúnico.

“Muitas pessoas podem receber o desconto e não saber por não estar inscrito em nenhum programa Social, então, além desse mapeamento em conjunto com a Águas do Imperador dos usuários com o Cadúnico, a equipe da Assistência terá que mobilizar a região divulgando o benefício para cadastrar novos usuários. Vale ressaltar que os benefícios vão além do financeiro, é uma questão de saúde pública, com água de qualidade e tratamento de esgoto”, afirma o prefeito, Bernardo Rossi. 

A tarifa social de água existe desde 2012 e concede 50% de desconto para a primeira faixa de consumo (zero a 10 m³) mensal de água e esgoto. Hoje, cerca de quatro mil pessoas são beneficiadas com o abatimento.  De acordo com o superintendente da Águas do Imperador, Marcio Salles, a próxima região a receber a extensão da rede de abastecimento é o Vale dos Esquilos com cerca de 400 novas ligações.

“Estamos evoluindo na parceria. Nós oferecemos esse programa no passado, mas era um sistema muito burocrático, pois passava pela antiga Setrac e Comdep e neste meio não conseguíamos concluir esse processo de concessão dos descontos. Agora conseguimos trabalhar de uma forma mais integrada, com cruzamento de dados e vamos poder conceder a tarifa social a quem realmente precisa”, afirmou Marcio Salles. 

Em um levantamento prévio pela Secretaria de Assistência Social se identificou que das 300 instalações realizadas no Vista Alegre, 80 pessoas são cadastradas no Cadúnico.

“Pretendemos fazer uma ação no local, pois dos 80 identificados, 35 estão com o cadastro desatualizado, então vamos precisar mapear aquela região e iniciar o recadastramento, além de cadastrar novos possíveis usuários”, anuncia a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O vice-prefeito Baninho; o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Igor; o procurador do município, Sebastião Médici e as equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social e Águas do Imperador, também participaram da reunião. 

CadÚnico

As famílias com renda de até três salários mínimos ou com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa podem se inscrever no CadÚnico - primeiro passo para ter acesso a diversos programas sociais do município, do estado ou da União. O cadastro pode ser feito pela própria família em alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 


Os Centros de Referências de Assistência Social estão localizados nos bairros:

CRAS Quitandinha
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

CRAS Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Rua 24 de Maio, S/N– Alto da Serra, Antiga Escola Estadual Professor Augusto Meschick.

CRAS Retiro
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Henrique Dias, 221 – Retiro.

CRAS Posse
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço - Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

CRAS Corrêas
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

CRAS Vale do Carangola
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG - Vale do Carangola

CRAS Itaipava
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11860 – Itaipava.

CRAS Madame Machado

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado.
 ​