Troca de tubos e instalação de uma elevatória para melhorar a coleta próximo ao lago de Nogueira



O prefeito Bernardo Rossi acompanhou na manhã desta terça-feira (18.07) obras de redimensionamento da rede de esgoto em Nogueira. A Águas do Imperador está fazendo a troca de todo o manilhamento, que era de barro, por tubulação de PVC, que tem maior durabilidade. São mais de 300 metros de rede nova. Além disso, a empresa está construindo uma elevatória, que vai melhorar a coleta na Avenida Castanheira.

A tubulação de PVC é menos corrosiva e, por isso, vai permitir que não fique entupida – ela também é mais larga, suportando um volume de esgoto maior que a atual rede. A geografia do terreno ajuda a empurrar todos os dejetos até a elevatória, que joga todo material para a rede principal, que fica do outro lado do lago.

“Essa é uma obra que vai ajudar muito Nogueira. Temos acompanhado de perto o trabalho da empresa e apresentado demandas para levar o tratamento de esgoto para outros locais. Esse é um serviço fundamental para dar qualidade de vida e de saúde para a população”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O trabalho no local começou no início do mês e será finalizado ainda em junho. A empresa mobiliza 15 funcionários em três equipes diferentes. Todo serviço é observado de perto pela comunidade. O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Nogueira (Aman), José Geraldo Machado, vistoria a obra todos os dias e ajuda a explicar para os demais moradores toda a intervenção realizada.

“É uma obra muito importante, que eu acompanho de perto e vejo que é feita toda a manutenção da rede atual, que as vezes pode entupir e atrapalhar os moradores, o que é muito ruim. O que nós queremos é exatamente isso, que o poder público esteja próximo do bairro, porque é bom para todo mundo”, afirmou o presidente da Aman.

Nogueira tem recebido bastante atenção durante o governo Bernardo Rossi, que já levou uma edição do mutirão de serviços (com serviços de limpeza e manutenção viária), em fevereiro, já recebeu jardinagem e manutenção da praça e tem previsão de receber a segunda leva de correção da iluminação pública.

O local também recebeu atuação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para limpeza do lago – trabalho que já vinha sendo feito pelos próprios moradores. A Aman também mantém contato com a prefeitura para elaboração do projeto de um jardim botânico em torno do lago.

A Águas do Imperador também está finalizando estudos para implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto na região, ainda sem prazo para início das obras.

As obras de extensão da rede de esgoto em Nogueira também foram observadas pelo vice-prefeito Baninho, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.
 ​