Frio intenso motiva plano emergencial para pessoas em situação de rua em Petrópolis


Temperatura chegou a 6º C na madrugada desta segunda-feira (3); abordagens acontecem diariamente para incentivar pernoite no NIS.

O frio intenso em Petrópolis, Região Serrana do Rio, levou Prefeitura a iniciar nesta segunda-feira (3) um plano emergencial de inverno para oferecer abrigo noturno à pessoas em situação de rua. As abordagens acontecerão, diariamente, das 20h as 22h, oferecendo pernoites no Núcleo de Integração Social (NIS). A temperatura chegou a 6ºc na madrugada desta segunda.

Foram abertos 10 leitos extras para as pernoites no inverno deste ano. As pernoites oferecem também refeições no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), que atende em média 100 pessoas durante o inverno, e Restaurante Popular. De acordo com a Prefeitura, ainda serão oferecidos agasalhos e cobertores.

“A equipe realiza busca ativa nas ruas todos os dias, abordando as pessoas e ofertando encaminhamento para o Centro Pop, onde elas podem tomar banho, receber roupas novas, participar das atividades diárias, tomar café da manhã e lanche da tarde, e receber o ticket de refeição para o almoço no restaurante popular”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O Núcleo de Integração Social (NIS) tem atualmente 65 usuários ativos que estão passando por processo de ressocialização, onde recebem tratamento médico e psicológico.

Via G1