Câmara Municipal de Petrópolis vai homenagear Igreja Universal por seus 40 anos



Nesta quinta-feira, 13, a Câmara Municipal vai realizar uma sessão solene, a partir das 19h, após a sessão ordinária, em homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus, que completou 40 anos no último domingo, dia 09.

Autor da proposta, o vereador Antonio Brito (PRB) destaca o papel da Igreja Universal na evangelização e o trabalho desenvolvido na área social, desde o atendimento a crianças sem lar ao tratamento de dependentes químicos. “Acredito que é uma homenagem justa. A igreja faz um trabalho social de ajuda a segmentos da população que muitas vezes não conseguem amparo por parte do Estado e nem por parte da iniciativa privada”, disse.

No Brasil são 7.157 templos e catedrais instalados em todos os Estados e no Distrito Federal, e mais 2.857 igrejas em 110 países espalhados pelas Américas, Ásia, Europa, África e Oceania. De acordo com estimativas da própria Igreja Universal, são cerca de 9 milhões de seguidores e 15 mil pastores em todo o mundo.

Em Petrópolis são 12 igrejas e dezenas de núcleos (pequenas igrejas em locais mais afastados do centro da cidade), onde milhares de pessoas aprendem a manifestar a própria fé e também a socorrer aqueles que mais necessitam.  

Por meio do grupo "Anjos da Madrugada", a Universal acolhe moradores de rua.   Só no ano passado foram 560 mil atendimentos em todo o país. Já entre os presos e familiares, são mais de 837 mil atendimentos por ano pelo programa social “Universal nos Presídios”.

O projeto “Força Jovem Universal”, que alcança milhões de jovens carentes ou sem perspectiva, visa combater o uso de drogas e incentivar a busca de um futuro como cidadãos de bem. Só no Brasil o FJU conta com aproximadamente 200 mil voluntários e tem alcançado mais de 800 mil jovens no País, que participam de centenas de ações sociais e eventos, como “Saiba Dizer Não”, “Vale a Pena Viver”, “Futshow”, “Nocaute ao Crack”, atividades culturais, esportivas, sociais e espirituais.

Cerca 386 mil idosos abandonados por suas famílias receberam, em 2016, afeto e atenção com o programa “Calebe”. 

O grupo de evangelização faz visitas a hospitais e levam a Palavra de Deus a milhões de pessoas que antes se acham desamparadas – assim como eles mesmos um dia estiveram;  o projeto T-Amar, que foi desenvolvido para oferecer apoio, conscientização e dar assistência às mães que criam seus filhos sozinhas; na EBI (Escola Bíblica Infantil) as crianças recebem lanche e alimento espiritual enquanto seus pais estão no salão principal da igreja participando das reuniões.  Já o TF Teen reúne jovens de 11 a 14 anos com o intuito de conscientizar e apoiar os adolescentes com atividades cotidianas como esportes, dança, teatro e também desenvolvem ações sociais com outros adolescentes.

Segundo dados do censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos representam 22,2% da população, entre fiéis de igrejas tradicionais, de missão, pentecostais, neopentecostais e não determinadas.