segunda-feira, 12 de junho de 2017

Secretaria de Assistência Social inicia desligamento de beneficiários do Cartão Imperial

720 famílias deixarão de receber o benefício por não se enquadrarem nos critérios do programa


FONTE: ASCOM/PMP - A Secretaria de Assistência Social está iniciando nesta segunda-feira (12.06) o processo de desligamento dos beneficiários do Cartão Imperial que não atenderam aos critérios de permanência no programa. O recadastramento iniciado no ano passado identificou que 618 famílias não comprovaram a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70,00 mensais.

A atualização dos dados foi realizada nos bairros Independência, Taquara, Alto da Serra, Meio da Serra e Sargento Boening de junho a dezembro de 2016. Já o recadastramento iniciando neste ano, em Corrêas, irá desligar 102 beneficiários e suspender o benefício de outras 93 famílias ao longo do mês de junho.

O objetivo da Assistência Social é recadastrar todas as 5.630 famílias assistidas pelo programa em todo o município. O processo de recadastramento tem a missão de garantir que todos os atendidos estejam dentro dos critérios do programa e devidamente cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

“Todos os moradores foram convocados com antecedência, inclusive os recadastramentos do ano passado foram devidamente revisados, mas se mesmo assim alguém queira ter os dados revisados, essa pessoa pode procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo da Avenida Barão do Rio Branco que iremos avaliar caso a caso. Dos 5.630 cadastrados já iremos passar para 4.910 beneficiários, o que nos dá a chance de proporcionar o benefício a outras pessoas que realmente precisem”, explica Denise Quintella.

A Secretaria de Assistência Social disponibiliza uma equipe para convocar as famílias por telefone. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar cópia e original do documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos.  Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico.

Recadastramento continua no bairro Quitandinha

Os moradores do bairro Quitandinha têm até o dia 28 de junho para realizar a atualização do cadastro do Cartão Imperial. É preciso que os 289 beneficiários do programa entreguem a documentação pendente junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. Por ser uma região populosa, o recadastramento iniciado em maio, foi dividido em ordem alfabética contemplando os moradores do Dr.Thouzet, Quitandinha e Duques. Mas das 678 famílias cadastradas apenas 389 realizam a atualização dos dados.

A titular da pasta, Denise Quintella, explicou que aqueles que não conseguiram fazer a atualização devem procurar o CRAS para atendimento. A unidade fica na Rua Alagoas s/n (Ao lado do PSF do Amazonas) e o atendimento está disponível de 9h às 16h.

“Um pouco mais da metade dos beneficiários conseguiram se recadastrar, mas ainda há um número muito grande de famílias que precisam entregar a documentação pendente. Prorrogamos até para um tempo maior para que todos possam buscar a unidade com tranquilidade”, alerta.

Nenhum comentário: