Maurinho Branco intensifica fiscalização da CPTrans no transporte escolar



Nova fiscalização no transporte de estudantes realizada nesta terça-feira (13.06) terminou com quatro veículos multados administrativamente – sendo dois porque o veículo estava sem monitor e dois porque tinham faixa escolar menor que o permitido pelo regulamento. A ação aconteceu nas ruas Santos Dumont e Benjamin Constant. Durante a atividade, realizada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) foram abordados 29 veículos, sendo que nove deles não possuíam registro junto à CPTrans, mas apresentaram protocolo de solicitação para legalização.

No município, para que vans, Kombis e ônibus atuem no serviço de transporte escolar, é preciso autorização da CPTrans – órgão concedente e também fiscalizador. Os veículos, antes de receber o documento autorizando seu funcionamento neste tipo de serviço passam por vistoria mecânica e de segurança, além do motorista de veículo está com a documentação em dia. Com isso, o motorista passa a ter um adesivo colocado no para-brisa do automóvel indicando que está em dia com as suas obrigações junto à CPTrans.

“Esse tipo de ação é necessário para garantirmos que os estudantes estão sendo levados de maneira segura, garantindo às famílias sua tranquilidade. As ações continuarão sendo feitas em todos os pontos do município. Com isso, nossa expectativa é que, o motorista que não está regular, vá à companhia e atualize a sua situação cadastral", explica o diretor-presidente da Companhia, Maurinho Branco.

Além do Centro, as fiscalizações já foram realizadas em Corrêas, Itamarati, Bingen e Mosela, totalizando 150 abordagens, 58 multas emitidas e dois veículos apreendidos.A CPTrans orienta os motoristas que não estiverem em dia com suas obrigações que procurarem à Companhia para regularizar a situação. A companhia fica na Rua Alberto Torres, 115 – Centro. O atendimento ao público está disponível de 8h30 às 18h.  Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone: 2237-1703.

O presidente da Companhia lembra que as famílias devem redobrar os cuidados na hora de escolher o veículo que vai levar as crianças de casa para a escola.   
      
Confira algumas dicas na hora de contratar o transporte escolar:

- Certifique-se se o transporte escolar possui o selo da CPTrans do ano vigente – renovado semestralmente e se o Cartão de Identificação do Condutor está em local visível no veículo;
- Busque o máximo de informações sobre o motorista e informe-se se, além do condutor, há outra pessoa no transporte que auxilie na segurança dos passageiros;
- Procure saber se o motorista ou o auxiliar leva e busca os alunos até a porta da escola;
- Verifique se o transporte escolar possui um cinto de segurança para cada passageiro;
- Veja se o veículo que irá transportar seu filho está em bom estado de conservação e, caso seja uma Kombi, se possui a tela de proteção entre o último banco e a parte do motor.