Às vésperas da Bauernfest, Petrópolis vai se tornar a Capital Estadual da Cerveja



            Berço da cerveja, Petrópolis se consolida cada vez mais no segmento cervejeiro, na produção e em especial no turismo voltado ao setor, que está prestes a ganhar a chancela de Capital Estadual da Cerveja. Às vésperas da Bauernfest, principal evento do calendário, a Cidade Imperial é candidata ao título que valoriza a vocação e potencial do município por meio do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
           
            “É uma honra Petrópolis ser reconhecida com esse título, que comprova nossa vocação, potencial no segmento cervejeiro e, claro, que tem reflexo no nosso turismo. Esse reconhecimento nos deixa ainda mais feliz por vir no momento em que a cidade - que já tem tradição no setor cervejeiro - vê crescer a produção artesanal, que já se torna referência no mercado”, declara o prefeito Bernardo Rossi, destacando que a primeira cervejaria instalada no país está em Petrópolis. “É uma tradição que mantemos nesses 174 anos”, lembra.

            De autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca, o projeto de lei está em tramitação na Alerj, na Comissão de Constituição e Justiça, e deve ser votado nas próximas semanas.

            “Petrópolis já tem tradição na produção de cervejas. Dar ao município o título de Capital da Cerveja vai proporcionar uma marca oficial que terá utilidade turística e ajudará no crescimento da cidade e no fomento do setor. Esperamos, em breve, ter a aprovação deste projeto em plenário”, defende o deputado.

            Só no segmento artesanal, Petrópolis hoje conta com 17 indústrias cervejeiras, sendo 10 delas as chamadas ciganas – que são aquelas que utilizam a estrutura de outras cervejarias para a criação e produção dos rótulos. O segmento vem ganhando espaço no mercado e acrescenta mais diversidade de opções no Circuito Cervejeiro de Petrópolis, roteiro que está sendo trabalhado em conjunto com a iniciativa privada e poder público.

            “A tradição cervejeira já é um grande atrativo que nós temos para o turista, que vem a Petrópolis em busca desse roteiro. Estamos já atuando na consolidação do Circuito Cervejeiro de Petrópolis e procuramos os empresários do ramo para nos auxiliar e tornarmos esse o melhor roteiro cervejeiro do país. O título de Capital Estadual da Cerveja certamente vai impulsionar o segmento cervejeiro e, sem dúvida, o Turismo que ganhará mais essa chancela tornando Petrópolis cada vez mais diversa, atrativa e importante em diversas áreas”, disse Marcelo Valente, secretário da TurisPetro.

Comentários