segunda-feira, 29 de maio de 2017

VEREADORA GILDA BEATRIZ FISCALIZA DEPÓSITO DA MERENDA ESCOLAR




Na última sexta-feira (26.05), Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa da Educação da Câmara de Vereadores de Petrópolis, RJ, realizou uma fiscalização surpresa no depósito da merenda escolar do município. Segundo a vereadora, a intenção é verificar se as informações divulgadas pela Secretaria de Educação em relação à licitação correspondem aos itens entregues nas escolas.

“Todos temos ciência das dificuldades encontradas pelo novo governo e na educação não foi diferente. No entanto, passados os primeiros seis meses, retomei a agenda de fiscalizações por acreditar que a melhor maneira de colaborar com o prefeito é cumprindo o meu dever. A licitação realizada foi de cerca de R$ 8 milhões e, pela primeira vez nos últimos dois anos, o que encontrei foi um depósito abarrotado de alimentos: Arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha, açúcar, sal, óleo, vinagre, molho de tomate, azeite, doce de leite, biscoitos variados, cereais, amido de milho, chocolate em pó e até café, que nunca esteve presente na rede. Segundo as informações que recebi alimentos suficientes para abastecer todas as escolas da rede por no mínimo três meses. Além disso, Mais de 173 mil quilos de produtos hortifruti distribuídos nas escolas da rede municipal entre os itens estão abobrinha, agrião, aipim, alface, batata inglesa, beterraba, cenoura, couve, cheiro verde, chuchu, espinafre, inhame, limão, mel, repolho e tangerina. Com isso, o atendimento quase triplicou esse ano”, destaca a vereadora.

Distribuição ainda é um desafio, aponta Gilda Beatriz.

“O governo anterior não deixou apenas o depósito da merenda quase vazio, não investiu em veículos para fazer a distribuição desses alimentos para quase 200 escolas. Estou Indicando para o município a necessidade de compra de novos veículos para a distribuição da merenda. Recebi do responsável pelo setor as planilhas com o controle dos alimentos e consegui entender a logística, mas precisamos investir na estrutura. Existe um peso limite para cada veículo e escolas distantes e de difícil acesso. Além disso, a Secretaria está auxiliando as escolas na elaboração dos mapas que indicam a necessidade de cada uma. O prefeito Bernardo Rossi já conseguiu um grande avanço normalizando a merenda. Tenho certeza que mais esse desafio será superado”, afirma.

Fiscalizações vão conferir o alimento na escola

“Durante o meu primeiro mandato a luta foi para garantir o direito a alimentação. Não é segredo que a merenda escolar representa a mais importante refeição para muitas crianças. Agora, como a Prefeitura cumpriu o seu papel, vou fiscalizar as unidades escolares para garantir que esse alimento chegue em boas condições e no tempo certo”, completa. 

Nenhum comentário: