Vereadora e psicóloga, Gilda Beatriz alerta para os perigos da depressão



Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 5,8% da população sofre com depressão, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Para vereadora Gilda Beatriz, autora da Lei 7326/15, que instituiu a “Campanha Municipal Setembro Amarelo – Dia de Prevenção ao Suicídio”, em Petrópolis, RJ, é preciso conscientizar a população sobre essa doença silenciosa que pode levar ao suicídio.

“Criei a Lei com o objetivo de informar os principais sinais que acometem as pessoas, sendo a depressão o maior deles, tratar com consciência, incentivar a busca por ajuda e tratamento, evitando a interrupção brusca e dolorosa da vida”, comenta Gilda Beatriz que também é psicóloga, lembrando que o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina.

“A depressão é uma doença grave que, se tratada corretamente, tem cura. Por se tratar de um problema que se agrava aos poucos, é comum que a doença seja diagnosticada em um quadro já avançado, e às vezes, não sendo tratada com a devida importância. Vale ressaltar que, entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015.”, alerta.

Dados oficiais mostram que em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio em todo o mundo.

Comentários