segunda-feira, 1 de maio de 2017

Prefeito oficializa redução da carga horária dos profissionais administrativos da Educação, prorrogação do concurso e convocação de 82 concursados



“Sempre acompanhei a luta de vocês e hoje estou cumprindo o meu dever como homem, petropolitano e prefeito. Assinando esse documento tenho certeza que estou vvalorizando a importância que cada um de vocês têm na nossa rede municipal de Educação”, disse o prefeito Bernardo Rossi durante a cerimônia da assinatura que garante a redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais para os servidores que atuam nos setores administrativos de apoio da Secretaria de Educação. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira 1° de maio na sede da prefeitura.

Mais de 300 profissionais da rede municipal prestigiaram a assinatura. Além destacar a importância histórica do ato, o prefeito confirmou a convocação de mais 82 concursados e a prorrogação, por mais dois anos, do concurso de 2015.

“Agradeço o incentivo e o apoio de cada uma de vocês. Agradeço também à Rose, presidente do Sepe, porque lutou muito por esse momento. Quando as pessoas acreditam, não tem como dar errado, vocês sabem que quando pegamos a máquina administrativa, a possibilidade era de parar devido ao caos nas contas, mas, conseguimos pagar fornecedores, garantir merenda nas escolas e estamos resolvendo os problemas com muita atenção. Agora vamos convocar mais 82 concursados e também validar a prorrogação do concurso de 2015. Todas as ações vão ao encontro a nossa obrigação de valorização dos servidores. São aproximadamente 9 mil pessoas que fazem a máquina funcionar. Parabéns por esse dia”, afirmou Bernardo Rossi.

O secretário de Educação, Anderson Juliano agradeceu o apoio do prefeito e lembrou outras medidas que já foram tomadas em beneficio dos servidores da pasta. “Em março anunciamos que os servidores que reunirem as condições para se aposentar serão incorporados. Nossa missão é dar dignidade aos trabalhadores, dando visibilidade para esse pessoal de apoio que sempre ficou de lado. A transformação de um país passa pela educação, nunca devemos esquecer disso. Uma equipe da secretaria de Educação, junto com o Sepe, está percorrendo as escolas, fazendo um levantamento sobre o número de funcionários de cada unidade. Vamos ajustas a rede para colocar em pratica, de forma gradual, às trinta horas para os funcionários. No final de maio esse levantamento deve estar pronto. Também vamos trabalhar para cumprir a redução de 1/3 prevista em lei para os professores, essa é uma meta importante da nossa secretaria”, contou.

A diretora do  Sindicato dos Profissionais da Educação(SEPE), Rose Silveira, lembrou a importância da redução da carga horária com relação à saúde dos servidores.

“Esse é um momento de emoção. Essa sobrecarga de trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores. Esse foi um ato de coragem dos servidores que lutaram pela redução e um ato de coragem do prefeito que acreditou e está fazendo o necessário para dar certo. Essa assinatura o prefeito defende a saúde dos servidores e a qualidade da educação”, explicou.

Um dos mais antigos professores da cidade, o professor Roberto Francisco, prestigiou o evento. “Parabenizo os companheiros de trabalho que hoje estão recebendo uma redução no período de trabalho. Sempre soube que esse prefeito realizaria grandes coisas porque ele foi meu aluno e confio muito no trabalho dele”.

Os servidores ficaram felizes com a medida. “Ótimo porque poderemos fazer outras atividades após o horário, inclusive pensando em uma especialização. Estou muito feliz”, contou Leandro Henrique Lobo, zelador.

A educadora Ana Carla Lessa comemorou o fato de poder ter mais tempo com a família. “Essa é uma luta de muitos anos. Agora podemos passar mais tempo com a família e cuidar melhor da saúde”.

Também participaram da cerimônia os secretários de Administração, Marcus Von Seehausen; chefe de gabinete, Renan Campos; de Controle, Fábio Faria, de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo; de Fazenda, Heitor Maciel; de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi; de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz; de Saúde, Silmar Fortes; de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini e o procurador-geral, Sebastião Médici. Também estiveram presentes o presidente da Comdep, Wagner Silva, presidente da CPTrans, Maurinho Branco e o coordenador de Esportes, Hingo Hammes. Os vereadores Dudu, Marcio Arruda, Gilda Beatriz e Roni Medeiros também prestigiaram o evento.

1.857 profissionais serão beneficiados com redução de carga horária

Uma série de visitas está sendo realizada nas 186 unidades da rede municipal com a intenção de fazer um levantamento sobre o número de funcionários de cada unidade para que seja feita a adequação de horário, para que os 1.857 servidores que atuam nas áreas administrativas possam usufruir do beneficio da redução da carga horária. As visitas estão sendo realizadas por funcionários da secretaria de Educação junto com integrantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe).

Serão beneficiados com a medida os cozinheiros, educadores de educação infantil, inspetores de disciplina, auxiliares de serviços gerais, zeladores, secretários e auxiliares de secretaria.

Nenhum comentário: