Petrópolis terá campanha de recolhimento de materiais eletrônicos



Os materiais eletrônicos de empresas parceiras da RioSoft serão reciclados no EcoPonto localizado no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (Cert). A organização atua no fomento e desenvolvimento do setor de tecnologia no Brasil. A ideia é que todo o material recolhido pela empresa no mês de junho, a partir do descarte das empresas parceiras, seja encaminhado para ser reciclado no espaço gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A Rio Soft também vai indicar o Cert como local para destinação de materiais eletrônicos aos associados. A parceria foi firmada nessa quarta-feira (10.05) durante reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que contou com a participação do secretário responsável pela pasta, Marcelo Fiorini, com o diretor do departamento de Politicas de Ciência e Tecnologia, Darlan Mendes, com o diretor do departamento de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pessoa e com o diretor executivo da Rio Soft e secretário geral do Sindicato das Empresas de Informática, Alberto Blois, além de Márcio Campos, da Rio Info.

“Essa parceria é muito importante porque precisamos dessas doações. Todo o material passa por um processo de reciclagem e tudo o que pode ser aproveitado acaba se tornando útil na esfera administrativa das secretarias municipais. Muitos computadores podem ser recuperados. Vamos reativar os CIDs e precisaremos desse apoio para colocar todos os computadores em ordem”, disse Marcelo Fiorini.

Na ocasião, Darlan Mendes, agradeceu o apoio da empresa. “Muito importante esse contato com a RioSoft. Temos um local de recolhimento e fazemos um trabalho de recuperação e manutenção que é revertido em beneficio da própria prefeitura. Ficamos felizes com a atitude e o departamento apoia as atividades promovidas pela Rio Soft com o objetivo fomento ao setor tecnológico”.

“Nosso objetivo é ajudar o município e fortalecer o desenvolvimento tecnológico em todas as regiões do Estado”, contou Alberto Blois.

Durante o encontro, Márcio Campos falou sobre a programação da segunda edição da Rio Info em Petrópolis, que deve ocorrer em agosto. “Petrópolis tem muitas universidades e a cidade precisa dessa visão empreendedora na parte de Tecnologia da Informação. Essa relação mais próxima com a Rio Soft ajuda porque dá suporte a empresas nascentes”.

A RioInfo é um evento dedicado à Tecnologia da Informação no estado do Rio de Janeiro que reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e negócios, além de ser um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências.

Materiais eletrônicos podem ser depositados no CERT

A campanha de recolhimento de materiais eletroeletrônicos está funcionando no EcoCentro que funciona no CERT. O espaço recebe a doação de pilhas, baterias, computadores e impressoras. Após uma reciclagem, algumas peças são reaproveitadas em computadores da própria prefeitura ou são direcionadas para projetos sociais como o do Padre Quinha.

Pessoas físicas e empresas podem participar da ação. Quando o material não pode ser reutilizado é encaminhado para o descarte correto. O EcoPonto também recebe aparelhos celulares, notebooks, computadores em geral e câmeras fotográficas. O CERT funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e fica localizado na Rua Bingen, número 520.