Petrópolis: Para receber a vacina em casa, o paciente deverá ligar para o setor de Epidemiologia (24) 2246-6796



A Secretaria de Saúde está iniciando o cronograma de vacinação volante para pacientes acamados que começa na próxima semana. Atualmente 56 pessoas já solicitaram a visita de profissionais de saúde para aplicação das doses de vacina contra gripe em domicilio. A estratégia visa imunizar, antes da chegada do inverno, o maior número de pessoas pertencentes ao grupo que se destina a vacina - idosos e doentes crônicos.

Para receber a vacina em casa, o paciente deverá ligar para o setor de Epidemiologia e fazer a solicitação pelo telefone: (24) 2246-6796, de 9 às 15h, de segunda a sexta-feira.

A Coordenação de Epidemiologia está finalizando a aplicação da vacina em casas de repouso, abrigos e instituições que cuidam de idosos, totalizando em duas semanas de imunização, 435 doses aplicadas no sistema de vacinação volante. Desde o início da campanha, 7.350 vacinas já foram aplicadas, 85% em idosos.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que todos os idosos ou doentes crônicos acamados que solicitarem a vacinação em casa receberão uma equipe para aplicar a vacina.

“Nós estamos priorizando, inicialmente, os idosos por ser um dos públicos de maior risco de complicação se contrair a doença. Mas todos os pacientes que estiverem acamados e pertencerem ao grupo de imunização - grávidas, mães que acabaram de dar à luz, crianças de até cinco anos e os doentes crônicos também poderão tomar a vacina em casa mediante solicitação junto a epidemiologia”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Pelo cronograma, a Epidemiologia irá avaliar se há algum Posto ou Unidade de Saúde da Família próxima ao solicitante, para que os vacinadores da unidade visitem os pacientes acamados.

“Caso não tenha nenhuma unidade próxima à residência do paciente acamado, a Epidemiologia irá disponibilizar uma equipe para atendê-lo. Nosso objetivo é que o maior número de pessoas sejam imunizadas antes do dia D de vacinação, marcado para o dia 13 de maio”, avalia Silmar Fortes.

Profissionais de Saúde estão recebendo as doses em hospitais

            A vacinação contra gripe vai até o dia 26 de maio e a Secretaria de Saúde estima imunizar 100 mil pessoas. Para acelerar o processo de aplicação, a Coordenação de Epidemiologia está disponibilizando o envio de doses para os hospitais particulares e unidades de pronto atendimento do município. Ao todo, 950 doses já foram aplicadas apenas em profissionais da área de saúde.

A mobilização visa diminuir os índices do ano passado de casos confirmados da doença. Em 2016 foram notificados 51 casos de influenza e nove foram confirmados. Por conta disso, a vacina é a melhor opção de prevenção.

As doses estão distribuídas em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde, com funcionamento de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço. A expectativa é que sejam vacinadas cerca de 100 mil pessoas no município e até o dia ‘D’ de vacinação – 13 de maio – estima-se que 80% deste público já estejam imunizados.

“Vale ressaltar que a vacina tem caráter preventivo e estamos nos organizando para imunizarmos o maior número de pessoas pertencentes ao grupo de risco, que são os idosos e os doentes crônicos. A vacina leva em média 15 dias para fazer o efeito preventivo, então, quanto mais pessoas tomarem a vacina neste mês é melhor. No inverno ocorre a alta dos casos de doenças respiratórias e o quadro de saúde do paciente pode se agravar muito rapidamente para uma pneumonia se ele não tomar a vacina”, avalia a coordenadora da Epidemiologia, Elisabeth Wildberger.