Melhorias para o Lago de Nogueira serão iniciadas na próxima semana



Uma série de melhorias para o Lago de Nogueira e seu entorno serão realizadas a partir da próxima semana. A iniciativa atende a uma antiga demanda dos moradores da região contemplando a limpeza, dragagem e desassoreamento do logo, que será realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O espaço também vai ser reurbanizado pela Prefeitura e receberá uma ciclovia, além mudas de árvores e flores, bancos, lixeiras, entre outras benfeitorias. A anúncio foi feito após reunião entre o prefeito Bernardo Rossi e o secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, nesta terça-feira (09.05).

            Dentre as intervenções anunciadas para a região está a criação de um jardim botânico - um antigo projeto elaborado pela Associação de Moradores que irá, finalmente, sair do papel. Ele vai contemplar flores ameaçadas de extinção e surge como alternativa viável para uma área de aterro de 20 mil metros quadrados.  À Águas do Imperador fica a responsabilidade da manutenção da qualidade da água do lago.

            “Essa, sem dúvida, é uma ótima notícia não só para os moradores de Nogueira, mas para toda a cidade, que terá mais um espaço de lazer de qualidade para a família. O espaço foi durante muito tempo negligenciado com ações pontuais que nunca resolveram o problema das gigogas que se reproduziam cobrindo todo o espelho d’água. Nosso governo está atento aos rios e mananciais da cidade e quer cuidar com a atenção e o respeito que merecem”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

            As melhorias serão realizadas em etapas. A primeira será a intervenção realizada pelo Inea, com a limpeza, dragagem e desassoreamento do logo, que tem previsão de conclusão para o início de julho. Após esse processo serão realizadas as demais etapas para reurbanização do espaço.

            Além do prefeito Bernardo Rossi e do secretário André Corrêa, também participaram do encontro, na sede do Secretaria Estadual de Ambiente, no Rio, o secretário de saúde, Silmar Fortes; o diretor-presidente do INPAS, Fernando Fortes; o presidente da Câmara, Paulo Igor; e representantes da Associação de Moradores de Nogueira. 

Comentários