segunda-feira, 8 de maio de 2017

Maio Amarelo: funcionários da Turb recebem palestra sobre violência no trânsito



O cuidado no trânsito foi tema da palestra desta segunda-feira (08.05) levada aos profissionais da Turb pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Motoristas, cobradores, fiscais, agentes administrativos e até a diretoria da empresa participaram da apresentação, que aconteceu na sede da permissionária, em Itaipava. A atividade faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo e visa propagar a importância de um trânsito mais seguro para todos.

Proferida pela agente de trânsito Luciana de Oliveira Venâncio, que há 14 anos atua nas ruas de Petrópolis, a palestra contou com vídeos e estatísticas atualizadas sobre os acidentes não só na cidade, mas em todo país. Para se ter uma ideia, no primeiro quadrimestre deste ano o Hospital Santa Teresa, referência em trauma, realizou 345 atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito. Só no Brasil, existe uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, de acordo com a Organização das Nações Unidades.

“Os números impressionam bastante. Sabia que a taxa era alta, mas não tanto assim. Aqui na empresa, em média, 60% dos acidentes envolvendo nossa frota, são causados por terceiros, mas é sempre importante buscarmos fazer a nossa parte. Todos, independentes de motoristas ou pedestres, estão suscetíveis a este tipo de situação”, destaca o diretor da Turb, Jean Moraes.

Um dos dados que mais chamam atenção é o número de pessoas que utilizam o aparelho celular enquanto dirigem. Dados de uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que 98% dos acidentes de trânsito são causados por erro ou negligência humana. Em primeiro lugar no ranking está a prática de fazer ligações ou mandar mensagens enquanto dirige.

“As estatísticas mostram que hoje o número de pessoas que morrem por conta de usar o celular o trânsito é ainda maior do que as que dirigem alcoolizadas. Virou uma epidemia este tipo de ação. Então, é muito importante que todos sejam consciente do risco que causam a si e outros quando pegam no aparelho ao volante”, aponta a palestrante Luciana de Oliveira Venâncio.

Não é à toa que o tema deste ano da campanha vai ao encontro desta realidade. Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito trata do livre arbítrio em sua essência. Isso significa dizer que é você quem escolhe se vai ou não atender o celular, se vai ou não beber antes de assumir o volante, se vai ou não afivelar o cinto de segurança. Mas o tema também deixa claro que, assim como é livre a escolha, devemos aceitar com igual abertura suas consequências.

As atividades do Maio Amarelo irão acontecer ao longo de todo o mês. Um dos destaques da programação, além da caminhada que encerra as ações, programada para o dia 27 de maio, será a simulação do Corpo de Bombeiros, programada para às 9h, no dia 17, no entorno da Praça D. Pedro. Haverá também inspeção veicular e cristalização de para-brisas, serviços que serão oferecidos gratuitamente pela Porto Seguros, no Centro e em Itaipava.

Nenhum comentário: