Inspeção veicular gratuita será oferecida nesta sexta e sábado em Petrópolis



Diagnóstico de bateria e alternador, verificação de poluentes, revisão e troca de lâmpadas externas (à exceção do xênon) e cristalização de para-brisas serão serviços oferecidos gratuitamente nesta sexta (12.05) e sábado (13) para veículos no Centro. A inspeção faz parte das atividades do Movimento Maio Amarelo em Petrópolis e visa montar um diagnóstico da situação do carro para que possa ser resolvido pelo mecânico de confiança de cada motorista, evitando, assim, acidentes de trânsito causados por falha mecânica. A ação é oferecida gratuitamente pela seguradora Porto Seguro.

            A atividade vai acontecer entre 10 e 17h, na Rua Moreira da Fonseca, ao lado da Câmara dos Vereadores, no Centro. Para ter o serviço realizado, o motorista só precisa comparecer ao local, preencher uma ficha e aguardar na fila de espera. A ação está sendo preparada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) no entorno do local onde a van de linha de inspeção ficará estacionada. Uma vez na tenda de verificação, o processo é rápido: leva cerca de 5 minutos e o motorista sai com o diagnóstico e com a cristalização do para-brisas e trocadas as lâmpadas queimadas do veículo, caso haja.

            “Entendemos a prevenção como algo que deve ser feito em todos os sentidos. Uma falha mecânica pode causar um grave acidente, levando o motorista e os passageiros do carro à morte. É exatamente este tipo de situação que essa inspeção visa evitar. Conseguimos junto à Porto Seguro que nos auxiliassem neste sentido, oferecendo o serviço de maneira gratuita aos petropolitanos e buscamos fazer uma agenda que contemple os moradores do Centro e dos distritos”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Na próxima semana, na segunda (15) e terça-feira (16) a ação também acontece, mas dessa vez em Itaipava, no estacionamento do Hortomercado Municipal, também entre 10 e 17h.

De acordo com a gerente da sucursal da Porto Seguro, Andreia Ramos, apoiar a causa do Maio Amarelo, além de prevenir acidentes, diminuindo o número de sinistros, também é importante para aproximar a seguradora do município. “A prioridade é sempre a vida e acreditamos que a prevenção é a melhor de forma de fazer isso”, explica.

Estatísticas da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) relativas a 2016, apontam 1.797 acidentes ao longo do ano, causando 1.521 vítimas. Destas, 67,7% eram homens, ou seja, 1.030. As mulheres representaram 419 - 27,5% dos casos. Outras 72 pessoas envolvidas em acidentes não tiveram o sexo identificado. No ano passado também foram registradas 18 mortes em consequência de acidentes, nove dessas pessoas foram vítimas de acidentes de motos.

As atividades de prevenção continuam ao longo do mês. Um dos destaques da programação, além da caminhada que encerra as ações, programada para o dia 27 de maio, será a simulação do Corpo de Bombeiros, às 9h, no entorno da Praça da Liberdade, no dia 17. Haverá também palestra de mecânica voltada para as mulheres e uma apresentação sobre pilotagem segura para os motociclistas. A programação completa e está no site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br.

O Maio Amarelo é um movimento que nasce para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo. Dados da Organização das Nações Unidades apontam que, só no Brasil, existe uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes –  4º pior desempenho do continente americano.

Comentários