Cresce número de assaltos a pedestres em Petrópolis, RJ



Eric Andriolo / Diário de Petrópolis: Ladrões e Assaltantes estão ativos em Petrópolis. Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), roubos e furtos estiveram em alta na cidade em abril. Foram 187 furtos e 43 roubos. Como comparação, a média para delitos, desde 2014, é de 170 furtos e 20 roubos por mês. Além disso, mais da metade dos roubos foi a pedestres, nas ruas.

O mais grave é que os roubos a transeuntes estão muito mais comuns que o normal. Foram 22 em abril, nas duas delegacias. O indicador de roubos a transeuntes é um dos focos das polícias Civil e Militar no Rio de Janeiro. Mas, em Petrópolis, eles vêm aumentando nos últimos meses.

Desde janeiro 2013, a média de casos na cidade era de 5 por mês. Desde o ano passado, houve aumento significativo nesse tipo de crime: foram 124 no ano (mais de 10 ao mês). Neste ano, já foram 45 só até abril.

Já os roubos de veículos foram 3 em abril, dois a menos que em março, e totalizando 12 no ano. Com isso, esse indicador parece sob controle. No ano passado foram 21 no total, e em 2015 foram 27.

Roubo é o crime no qual o bandido usa de violência ou ameaça para subtrair os bens da vítima, popularmente conhecido como assalto. Já o furto ocorre quando a violência ou ameaça não ocorre.

Atividade em queda

O número de registros de ocorrência também cresceu. Foram 804, contra 612 em março. Já a comparação com abril do ano passado mostrou variação para menos. Tinham sido 816 ocorrências registradas naquele mês de 2016.

Outros indicadores policiais tiveram queda, em relação ao último ano. A Polícia apreendeu menos drogas: foram 55 neste ano, contra 75 em abril de 2016. A Também houve menos apreensões de adolescentes: foram 10, contra 25 no ano passado. As prisões caíram de 88 para 75.

Comentários