sexta-feira, 12 de maio de 2017

Como tornar a terceira idade mais ativa e prazerosa



Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ano após ano a expectativa de vida do brasileiro tem crescido e os idosos têm atingido a faixa etária de 81 anos. Além disso, os resultados apontam que nas próximas duas décadas a faixa etária chamada de terceira idade irá triplicar.

Antes vista como uma idade em que a dependência e a solidão eram suas marcas, hoje, estar na terceira idade significa estar bem com muita qualidade de vida.

  Para que os idosos tenham uma boa saúde e fiquem distantes de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, artrose e osteoporose, o primeiro passo é consumir bebidas, caso goste, de forma moderado, entretanto, fumar deve ser evitado.

É importante também que o sono seja de qualidade, pois é durante esse período que o corpo é revitalizado e fica pronto para enfrentar as batalhas cotidianas.

Prática de atividades físicas deve ser constante

Já foi comprovado que as pessoas que contam com acompanhamento médico regular conseguem não só prevenir o surgimento de doenças como também ficar protegidos. A prática de atividades físicas é importante, pois ajuda na coordenação motora, diminui o estresse, a ansiedade e, ainda, colabora para um bom condicionamento físico.

O mais indicado é praticar esportes em grupos, pois isso também facilita o convívio com mais pessoas. Algumas casas de repouso em São Paulo oferecem atividades em grupo que além de tornar os idosos mais ativos, também promovem a interação entre eles.

A mente também deve ficar sempre ativa

De nada adiantará ter um corpo saudável, se a sua mente está sendo deixada de lado. De fato, é de extrema importância cuidar da parte externa do corpo, entretanto, a parte interna também deve receber uma atenção especial.  Para isso, quem está na terceira idade deve fazer atividades mentais como leituras, aprender um instrumento musical, palavras cruzadas e outras.

Viver bem implica comer bem

Uma dieta adequada e de qualidade é essencial em qualquer faixa etária. Para quem já passou dos 60, ela deve contar com a presença de alimentos que sejam ricos em ômega 3, 6 e 9, porque eles ajudam a manter a gordura do organismo controlada.

Fibras, frutas in natura e secas, azeite de oliva, peixes e linhaça também devem ser incorporadas, porém, o leite e as carnes devem ser sem gordura. E o combate a osteoporose fica por conta de alimentos que sejam ricos em cálcio.

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