quarta-feira, 17 de maio de 2017

Campanha “Disque Balão” continua recebendo denúncias



No último dia 15 de Abril, o Linha Verde, programa do Disque Denúncia exclusivo para se denunciar crimes ambientais lançou mais uma edição da Campanha “Disque Balão”, que tem como objetivo atuar na prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Com isso, a população de todo o Estado do Rio pode denunciar esse tipo de atividade através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local).

Até agora, o Linha Verde registrou 27 denúncias com esse tipo de assunto. Segundo dados do Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde e um dos órgãos responsáveis pela averiguação dessas denúncias, neste ano, as informações já ajudaram na apreensão de aproximadamente 60 balões, além da prisão de pelo menos 6 pessoas.

Por isso é importante que cada vez mais a população contribua com informações, já que a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Analisando os dados territorialmente, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Nova Iguaçu são os locais onde há um maior número de denúncias cadastradas.

Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

O Disque-Balão foi criado no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. A campanha é principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando locais de fabricação, comercialização e soltura de balões, além de grupos de baloeiros através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: