Prefeitura oferecerá cursos profissionalizantes para população carente



A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social integrada ao Departamento de Ciência e Tecnologia,  formou parceria que oferecerá cursos profissionalizantes para população assistida pelos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social e CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O Capacita Petrópolis terá início em maio e oferecerá uma grade de estudos em módulos que proporcionará treinamento para quem busca o primeiro emprego e a atualização de profissionais que estão fora do mercado de trabalho em busca de uma oportunidade profissional.

A iniciativa proporcionará a reativação do Centro de Excelência e Referência Tecnológica (Cert) localizado no Bingen que conta com pelo menos 20 computadores que estavam em desuso desde a gestão passada.

A secretária da pasta, Denise Quintella, explica que inicialmente a parceria beneficiará a população que recebe Bolsa Família, Aluguel Social e Cartão Imperial e também aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

“Faz parte do nosso plano de governo promover a inclusão e criar oportunidades de ressocialização e de trabalho para todos os assistidos pela Secretaria. São cursos rápidos com algumas horas cada um, dividido em módulos então a pessoa pode escolher qual módulo gostaria de se especializar”, aponta Denise Quintella.

O professor que iniciará o Capacita Petrópolis, Paulo Salles, antecipa que irá buscar outros professores para completar a grade dos cursos que iniciará com pacote office, gerenciamento de projetos, comunicação e oratória.

“É um trabalho voluntário em que irei doar algumas horas do meu tempo, duas vezes na semana para proporcionar essa capacitação. Todos os módulos têm de 18h a 24h e terão ficha de avaliação e certificado de conclusão. A proposta é que ao início do projeto outros professores queiram participar e ofertar alguma disciplina complementar”, anuncia Paullo Salles.

A busca por novas parcerias para proporcionar a criação de novas turmas do Capacita Petrópolis começou na prefeitura, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Darlan Mendes, já se disponibilizou para assumir uma das turmas do curso.

“O Cert tem como objetivo promover a inclusão digital da comunidade e treinar e qualificar a mão de obra ligada à tecnologia da informação, por meio da reciclagem de itens de informática. E agora com o Capacita Petrópolis vamos ampliar as nossas atividades e reativar um espaço que estava parado trazendo oportunidade de crescimento profissional para a população”, explica Darlan Mendes.

As inscrições serão abertas em abril e ocorrerá na sede do Cert localizada na Rua Bingen, 520.