Prefeito vai instalar atendimento de urgência e emergência em Itaipava



O prefeito Bernardo Rossi dedicou a manhã desta quarta-feira (05.04) para dar atenção à Saúde nos distritos. As visitas, em duas Unidades Básicas de Saúde e em um terreno para construção de um Posto de Saúde da Família foram acompanhadas pelo Secretário de Saúde, Silmar Fortes e a equipe da Atenção Básica. Além da convocação de mais aprovados no último concurso da Saúde, o prefeito determinou que seja feita uma reestruturação de atendimento nas unidades, uma delas, a UBS Ângelo Fortuna, em Itaipava que possui um segundo andar que está, até o momento, sem uso.

Em fevereiro, uma vistoria foi realizada no posto do Lajinha, foi constatado além de mofos nas paredes e problemas com vazamentos no telhado, havia ainda uma infestação de insetos e ratazanas. O prefeito Bernardo Rossi já autorizou a construção de um novo posto que será localizado ao lado da Escola Celina Schechner.

“O terreno é excelente e a Secretaria de Saúde vai projetar um posto que dará acessibilidade e conforto aos pacientes. Além da construção do posto, também está autorizado a reforma na escola que tem algumas áreas que precisam ser acabadas. É uma área excelente e os moradores terão uma escola e um posto de saúde com qualidade em atendimento”, anuncia Bernardo Rossi.

Nas UBSs 1º de Maio e na Ângelo Fortuna em Itaipava, o prefeito solicitou a convocação dos concursados aprovados no último concurso para ampliar o atendimento à população. Na UBS Itaipava há um segundo andar com três consultórios fechados, sala de acolhimento médico e até mesmo um auditório.

“É uma pena chegar neste espaço e encontrar essa área toda fechada. O Silmar e sua equipe têm total liberdade para ver, dentro da nossa rede, as possibilidades de atendimento que temos aqui. Não é preciso nenhuma reforma apenas equipes de atendimento”, avalia o prefeito.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que fará o mapeamento do atendimento junto à equipe da Atenção Básica para realizar o direcionamento dos atendimentos de acordo com as necessidades da região.

“Nós já realizamos um censo para remanejar os profissionais de saúde dentro da rede, de acordo com as demandas de atendimento das unidades, estamos convocando os concursados. Já foram chamados 20 e estamos estudando de convocar mais profissionais. A nossa equipe da atenção básica vai avaliar quais as especialidades podemos oferecer na UBS para ampliar o atendimento”, revela Silmar Fortes.

O prefeito Bernardo Rossi ainda vistoriou alguns imóveis para viabilizar a instalação de uma unidade de urgência e emergência em Itaipava.

“É um sonho que estamos prestes a realizar. A urgência vai beneficiar mais de 50 mil pessoas entre Posse, Pedro do Rio, Itaipava e Araras. Nosso compromisso com a Saúde é renovado a cada dia para buscarmos o melhor atendimento para a nossa população”, disse Bernardo Rossi.