quarta-feira, 12 de abril de 2017

Febre Amarela: imunização será concentrada em 14 postos e unidades de saúde a partir desta segunda



O prefeito Bernardo Rossi conseguiu mais 20 mil doses de vacina contra febre amarela junto à Secretaria de Saúde do Estado para manter a imunização preventiva da população. A Coordenação de Epidemiologia já aplicou 140 mil doses no município desde janeiro, sendo 20 mil apenas nas áreas rurais e de matas cumprindo a diretriz do Ministério da Saúde de realizar um cinturão de imunização nas áreas verdes.

A partir desta segunda-feira (17.04) a imunização será concentrada em 14 postos e unidades de Saúde, que já possuem rotina de vacinação - de 8 às 15h. Nesta semana, devido ao feriado, os postos funcionam de segunda a quinta-feira.

            “Nós estamos iniciando a fase final de imunização preventiva contra a febre amarela. Em muitas unidades a vacina foi retirada devido à falta de procura e para dar início à campanha de vacinação contra a gripe, mas mantivemos a rotina em 14 unidades de saúde para proporcionar mais comodidade aos petropolitanos em se vacinar próximo às suas residências”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

A campanha de vacinação contra a febre amarela teve início em Petrópolis no dia 18.03 com a chegada de 75 mil doses. Além de proporcionar um sistema de vacinação inédito, com 50 pontos de vacinação em todo município, a Saúde também adotou a vacinação volante, levando as doses às áreas de população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas. A distribuição volante ocorreu nas localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Boa Esperança, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim e Caititu.

 O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacou que a eficiência da campanha se deve ao apoio da Defesa Civil, Exército, Aeronáutica e Cruz Vermelha, que auxiliaram desde o transporte, organização de logística de atendimento até a aplicação das doses.


“A campanha cumpriu o cronograma que estipulamos e conseguimos imunizar em menos de um mês mais de 140 mil pessoas, sendo que o previsto pela Secretaria de Estado era que a população fosse imunizada ao longo de todo esse ano. Nós diminuímos os pontos de aplicação, pois iremos iniciar a vacinação da gripe. Caso a vacina tenha sido retirada do bairro e a pessoa não conseguiu se imunizar, recomendamos que ela busque outra unidade mais próxima ao trabalho ou residência. Lembrando que a pessoa pode tomar as duas vacinas no mesmo dia”, explica Silmar Fortes.

Lista dos postos de saúde e demais locais de vacinação:
*Atendimento de 8h às 15h – Com intervalo de 1 hora de almoço 

1.    Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)
Rua Santos Dumont, S/Nº

2.    PSF Alto da Serra
Rua Teresa, 2024 (Praça Miguel Couto)

3.    PSF São Sebastião
Rua São Sebastião nº 625

4.    UBS Alto Independência
Rua Angelo João Brand s/n

5.    UBS Quitandinha
Rua General Rondon nº 400

6.    UBS Retiro
Av. Barão do Rio Branco s/n 

7.    Ambulatório Escola
Rua Bernardo Proença nº 32

8.    UBS Itamarati
Rua HívioNaliato nº 169 

9.    Hospital Alcides Carneiro
Rua Vigário Corrêa, 1.345

10. UBS Morin
Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin
11. UBS Itaipava
Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n
12. UBS Pedro do Rio
Estrada União e Indústria s/n
13. PSF Posse
Estrada União de Indústria nº 33.530
14.            Coordenação Epidemiologia
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455.

Nenhum comentário: