Crianças autistas ganham sessão especial de cinema em Petrópolis, RJ



Pelo segundo ano consecutivo, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, ganharam uma sessão de cinema especial no Top Cine Hiper Shopping ABC, no Alto da Serra. A iniciativa foi da vereadora Gilda Beatriz, que é psicóloga especializada em educação inclusiva, em parceria com o Grupo Cinemaxx Petrópolis.

“É algo emocionante ver a alegria dos familiares e, principalmente das crianças que podem se manifestar livremente durante uma sessão de cinema, sem que os pais fiquem com medo de julgamentos ou reclamações. Não é fácil encontrar opções de lazer para essas crianças. Por isso, a ideia da campanha é promover sessões de cinema e ajudar as famílias de crianças autistas a encontrarem um espaço de diversão e entretenimento”, explica a vereadora que é vice-presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara Municipal.

Para Gabriela de Oliveira, irmã de uma criança com autista, a iniciativa coloca em prática a verdadeira inclusão.

“Sempre ouvimos falar em inclusão, mas quando você procura opções de lazer para uma criança autista percebe que, na prática, existem poucas opções para crianças muito agitadas. Para não despertar comentários e olhares, acabamos deixando de frequentar alguns espaços”, afirma.

Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema permaneceu com as luzes acesas e o som ficou mais baixo.

“As crianças puderam andar, dançar, gritar e cantar à vontade. Duas psicólogas acompanharam a sessão, além de alguns auxiliares. Tudo para garantir o conforto e o direito a diversão das crianças”, completa Gilda Beatriz. 

Comentários