Ronda Escolar terá efetivo maior e mais um carro. Serviço será estendido para a região de Itaipava

No total, serão 24 guardas e três veículos para o serviço, que será estendido para a região de Itaipava

O serviço da Ronda Escolar será realizado por um efetivo maior de guardas a partir de abril. O número de homens que fazem o atendimento nos colégios pelo município vai passar de 10 para 24. O total vai aumentar junto com a chegada de mais um veículo que será deslocado para realizar o trabalho na região de Itaipava.
Atualmente, quatro equipes se revezam ao longo da semana para vistoriar ou atender ocorrências nas escolas em Petrópolis. A partir do mês que vem, serão seis equipes por dia – cada carro terá duas duplas, uma para atuar na parte da manhã e outra para cobrir a tarde.

“O efetivo que vai entrar agora na Ronda Escolar já está passando por treinamento prático, acompanhando as equipes que já atuam para entender de que forma deve ser o atendimento da ocorrência e a abordagem de jovens e adolescentes”, contou a coordenadora da Ronda Escolar, Cláudia Conceição.

“Já estava definido que esse terceiro carro iria para Itaipava para atender as ocorrências nessa região. O atendimento já era feito por lá com os dois veículos que temos, mas agora será mais rápido e eficiente. Aproveitamos a chegada desse carro para reforçar o efetivo que faz o serviço não só por lá, mas em toda a cidade”, afirmou o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

O carro que será colocado em operação foi adquirido pela Secretaria de Educação em 2014. Desde então, nenhuma manutenção foi realizada, o que causou a perda da garantia do veículo. Em outubro de 2015, o vidro traseiro do veículo quebrou, o que tirou o automóvel de serviço. No início desse ano, a pasta mandou os carros para oficina, onde foi feita revisão geral, troca do limpador de para-brisas, de pastilha de freio e de lanterna traseira, reparo do capô, além da substituição completa da tampa da mala (incluindo o vidro).

O secretário de Educação, Anderson Juliano, agradeceu a Guarda pela decisão de ampliar o efetivo da Ronda Escolar.

"Essa é uma notícia maravilhosa. A Guarda está prestando um serviço precioso à comunidade e aumentar a segurança dos nossos alunos é muito importante. Tenho certeza que essa notícia foi muito bem recebida por toda a rede municipal", disse Anderson Juliano.

Desde que a Ronda Escolar voltou a ser feita, em meados de fevereiro, foram realizadas 140 visitas a colégios do primeiro ao quinto distrito da cidade. Nesse período, 58 ocorrências foram atendidas pelos guardas. A maior parte são agressões a funcionários e brigas dentro e fora das unidades de ensino.

“Em algumas escolas, nós estamos fazendo também conversas com os alunos para orientar sobre quais são os delitos que andam ocorrendo naquela unidade. Isso é feito para que se possa evitar preventivamente que voltem a acontecer”, explicou a coordenadora da Ronda.

Comentários