Prefeitura inicia vacinação contra febre amarela nos postos e unidades básicas de saúde



A vacinação contra a febre amarela chega aos bairros nesta segunda-feira (20.03), a partir das 12h. Na parte da manhã a prioridade será a distribuição nas áreas rurais do município: Vale das Videiras, Bonfim, Secretário, Cuiabá, Caxambu, Posse, Lajinha e Quitandinha. À tarde, toda a rede, composta por 37 postos de saúde da família e as 8 UBS já estará com as doses disponíveis para imunização da população. No Instituto da Mulher, antigo Centro de Saúde, e na Coordenação de Epidemiologia, localizada no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, a vacinação será em sistema de cotas com a distribuição de 400 senhas por dia.

As primeiras 75 mil doses começaram a ser aplicadas no sábado pela manhã (18.03) no antigo Centro de Saúde e HMNSE onde mais de 6 mil pessoas foram imunizadas. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou logo cedo a vacinação e determinou, em reunião realizada no domingo (19.03) no Centro de Saúde, junto ao secretário de Saúde, Silmar Fortes e equipe da Atenção Básica, o envio de doses de vacina a todas as unidades de saúde ainda na segunda-feira.

 “As vacinas serão distribuídas no início da manhã em áreas rurais, preferencialmente, e logo após faremos o envio das doses para todos os postos e unidades básicas de saúde do município. É importante que a população busque assistência nos postos dos seus bairros para que o Centro de Saúde e a Epidemiologia possam manter as rotinas de outras imunizações conforme prevê o novo calendário de vacinação do Ministério da Saúde”, explica o prefeito Bernardo Rossi que frisa ainda que a campanha é preventiva e que a cidade nunca registrou casos da doença.

Na reunião neste domingo, o secretário de Defesa Civil, cel. Paulo Renato Vaz e a titular da Secretaria de Assistência Social, Denise Quintella, reafirmaram o apoio prestado no fim de semana. Ambas secretarias continuarão fornecendo carros para transporte das doses e equipes para atuarem na conferência dos cartões e na triagem para o início das vacinações nos bairros.

O secretário de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz, anunciou o apoio do Exército, Aeronáutica e Cruz Vermelha às ações.
“Eles nos apoiarão com o envio de técnicos de enfermagem para auxiliar na aplicação das vacinas. Nós estamos integrados com a Saúde desde o início da campanha Xô Mosquito e manteremos a parceria nesta articulação de prevenção contra a febre amarela”, antecipa Paulo Renato.

 A Secretaria de Saúde conta com o apoio da FASE com o envio de estudantes de enfermagem, além das integrações entre as secretarias - Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Civil e Comdep que enviaram equipes para auxiliarem no atendimento da população durante as aplicações da vacina no fim de semana. Como orientação de imunização é necessário que as pessoas evitem áreas de matas, trilhas e cachoeiras. Caso necessitem ir para esses lugares é preciso se imunizar com até 10 dias de antecedência.

 A população pode aguardar a vacina nos postos de seus bairros. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, avaliará durante a semana de imunização se adotará um sistema de vacinação nas residências localizadas em áreas rurais por serem locais de acesso mais difícil.

“Importante frisar que é uma ação preventiva e não emergencial. O prefeito conseguiu as vacinas com antecedência junto ao governo do Estado para tranquilizar a população já que estamos cercados de matas e próximos de Minas Gerais onde há registros de casos. A imunização no nosso município será realizada com tranquilidade, avaliaremos durante os dias a necessidade de implantação de vacinação volante e de até mesmo do terceiro turno, o que vale destacar é que já na segunda-feira à tarde as pessoas já poderão procurar a vacina nos postos de saúde próximos as suas casas”, explica Silmar Fortes.