sexta-feira, 24 de março de 2017

Petrópolis recebe mais 50 mil doses de vacina contra a febre amarela


Secretaria de Saúde inicia vacinação volante em áreas rurais

Na segunda-feira (27.03), Petrópolis recebe mais 50 mil doses de vacina contra a febre amarela. Na primeira semana de vacinação foram imunizadas 45 mil pessoas. E ainda há 30 mil das 75 mil doses iniciais que chegaram à cidade para serem aplicadas. Nesta sexta-feira (24.03) foi iniciada a vacinação volante contra a febre amarela nas áreas rurais que contemplam o cinturão verde do município. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas sejam imunizadas até este sábado (25.03).

“Estamos seguindo à risca as orientações da Secretaria de Estado de Saúde. Temos mais de 45 mil pessoas imunizadas desde o início da campanha, e estamos recebendo mais 50 mil doses para continuar este trabalho. Importante lembrar que em Petrópolis a vacinação tem caráter preventivo e conseguimos organizar a população com tranquilidade para ir aos postos sem correria e com garantia de atendimento rápido", considera o prefeito Bernardo Rossi.

A vacinação volante vai levar as doses da vacina à população que mora em áreas de difícil acesso ou que  tenha dificuldade de se deslocar até os postos referenciados nos bairros Caxambu, Boa Esperança, Santa Mônica, Caititu, Bonfim e Vale das Videiras.

“Durante toda semana a população encontrou a vacina nos postos perto de casa, no Centro de Saúde e no setor de epidemiologia. Neste fim de semana vamos concentrar a vacinação apenas nas áreas rurais. Os postos destas áreas estarão funcionando e as equipes volantes irão às casas em locais de difícil acesso”, explica o secretário de Saúde Silmar Fortes, lembrando que no sábado (25.03), os postos localizados nos bairros Brejal, Posse e Pedro do Rio funcionarão.

A ação é uma orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, que prevê a imunização total de pessoas que moram próximo às áreas de matas e rurais. A prefeitura conta com o apoio da Defesa Civil, Exército, Aeronáutica e Cruz Vermelha para cumprir cronograma de imunização. 

A vacinação volante teve início pelos bairros Caxambu, Boa Esperança e Vale das Videiras. No sábado o trabalho das equipes continua com a imunização no Santa Mônica, Caititu, Bonfim e novamente no Vale das Videiras.

“A ação volante foi organizada porque identificamos que em alguns bairros há dificuldade de acesso da população aos postos. Levando as equipes a estes locais garantimos a imunização de grande parte dos petropolitanos que mora em áreas da mata e rurais”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Uma equipe da Saúde da Família foi deslocada para os locais de acordo com as necessidades apontadas no mapeamento levantado pelas Agentes Comunitárias de Saúde. “Estas equipes atendem aos casos em que identificamos, por exemplo, que há um grande número de idosos, pessoas acamadas ou que tenham alguma dificuldade para se deslocarem até os postos. Nestes casos, além da equipe de enfermagem, um médico é encaminhado para fazer essa avaliação de acordo com a necessidade da região”, explica SIlmar Fortes.

Médicos acompanham vacinação domiciliar 

Na vacinação volante realizada no bairro Caxambu, além  de uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, o médico da Saúde de Família, Cândido Evangelista da Fonseca Neto, acompanhou as visitas domiciliares.  Um posto itinerante também foi montado na Igreja Nossa Senhora da Penha.

“No posto nós já realizamos muitas imunizações, mas eu vim acompanhar os idosos para já fazer uma avaliação antes de aplicarmos a vacina”, explica o médico Cândido Evangelista.

Esse é caso do senhor Adão Oliveira, produtor rural de 67 anos que vive no bairro há 30 anos com o filho e a nora. “Meu filho tomou a vacina no posto, mas fiquei feliz pelo médico vir aqui na minha casa, me ver e dar a vacina, agora estou protegido”, agradece o aposentado.

A dona de casa Maria Teresa Teixeira de Souza, 49 anos, buscou o posto itinerante por ter dúvidas se poderia tomar a vacina. “Eu estava com receio de tomar a vacina porque tenho pressão alta. Me surpreendi por encontrar um médico aqui, agora estou mais tranquila”, disse a dona de casa.

Postos e Unidades que funcionarão no sábado (25.03)

Funcionamento de 8 às 15h – Está previsto intervalo de 1h para almoço das equipes.

UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n
PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530
PSF Brejal - Estrada do Brejal Km 06 Posse

Nenhum comentário: