Minicurso de História e Turismo será oferecido para funcionários da rede municipal de ensino



Os funcionários da rede municipal de ensino poderão participar de um minicurso sobre a História e o Turismo de Petrópolis. As aulas serão ministradas a partir da próxima semana na Casa da Educação Visconde de Mauá. Vinte vagas gratuitas estão sendo disponibilizadas a as inscrições poderão ser feitas no local de segunda a sexta, de 9 às 17h. A Casa fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

As aulas serão ofertadas durante cinco semanas, sempre às quintas feiras, de 16 às 17h30. Na última aula, um tour será feito pela cidade, guiado pelo professor e historiador Norton Ribeiro, responsável pelo curso, ao lado da diretora da Casa da Educação, Catarina Maul. Ela está trabalhando em um projeto de história e educação patrimonial da casa da Educação Visconde de Mauá.

“Essa é mais uma oportunidade para que as pessoas que contribuem na Educação tenham uma nova perspectiva de convívio fora dos ambientes das salas de aula. A ideia é contribuir para a formação do cidadão para a vida, em sua plenitude, não somente através de oportunidades que engrandeçam as suas práticas profissionais. Nada mais enriquecedor para um morador do que conhecer a história do lugar onde habita, onde trabalha, onde vive e onde constrói laços familiares e de amizade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

“Estamos colocando em prática a determinação do prefeito Bernardo Rossi de valorização do servidor, oferecendo várias possibilidades de atualização por meio de cursos e oficinas gratuitas na Casa da Educação Barão de Mauá. A ideia é mostrar aos funcionários da rede que todos os cidadãos podem e devem conhecer a sua cidade, valorizando sua história e frequentando seus espaços. O sentimento de pertencimento enriquece o indivíduo e promove o cuidado com o que está a sua volta”, destacou o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A ação está sendo feita em parceria com o Departamento de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria de Educação. “A ideia de desenvolver um projeto de história e educação patrimonial da Casa, vai ao encontro da valorização que a nova gestão da secretaria de Educação deseja. A Casa da Educação pertenceu a um dos maiores empreendedores brasileiros, Visconde de Mauá. Norton Ribeiro, professor de história, escritor e pesquisador, vem se destacando na rede municipal e fora dela pelo perfil de olhar diferenciado para os espaços do nosso cotidiano, resgatando seus detalhes e difundindo os mesmos para o público”,finalizou Catarina Maul.

Comentários