Menos de dois meses depois de ter sido reativada, Ronda Escolar atende 18 ocorrências



Menos de dois meses depois de ter sido reativada, a Ronda Escolar já apresenta resultados no governo Bernardo Rossi. Até agora, 18 ocorrências já foram atendidas pelas equipes que realizam o serviço nos colégios e arredores e também dentro da operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”, que atua em locais distantes das unidades de ensino. Um dos casos que mais chamou a atenção foi registrado na segunda-feira (13.03): sete adolescentes, acompanhados de dois maiores de idade, foram levados para a delegacia após serem flagrados com garrafas de bebidas alcoólicas na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia).

O serviço de acompanhamento de estudantes foi retomado ainda em meados de fevereiro, quando as viaturas que servem a Ronda Escolar voltaram da oficina mecânica. Com o período sem aula por causa do Carnaval, o número de escolas visitadas é menor: foram 27 idas a colégios, com 10 ocorrências atendidas. Já em março, até aqui, foram 49 visitações de unidade de ensino, com oito ocorrências atendidas.

“Nosso trabalho é dar segurança e proteção às crianças e aos adolescentes, por isso atuamos com muito cuidado e sempre em conjunto com o Conselho Tutelar”, diz a coordenadora da ronda escolar, Cláudia da Conceição, que comanda o trabalho de 10 guardas deslocados para o serviço.

De acordo com ela, as principais ocorrências são de uso de drogas e agressão física entre alunos e a funcionários da escola. Porém, esse ano já houve atendimento de casos de furto, briga de estudantes, dano ao patrimônio, arrombamento, indisciplina, menores em situação de risco, lesão corporal, desvio de condutas e mau comportamento e até surtos psicológicos.

 “Nós fazemos rondas de patrulhamento preventivo e também atuamos quando somos chamados pelas escolas. Nós só fazemos qualquer tipo de abordagem quando recebemos alguma denúncia, como nesse caso, em que fomos chamados pelo pessoal do ônibus de videomonitoramento”, explica coordenadora.

Comentários